Startups com foco em sustentabilidade apresentam soluções no RS Innovation Stage
Pitch reúne startups com soluções para sustentabilidade e reconstrução do RS em painel promovido pela Sict e AGS
Publicação:

O último dia do South Summit Brazil (11), evento correalizado pelo governo do Estado, foi marcado por uma novidade: o Inova Stage, um painel em formato de pitch que contou com a participação de startups com foco em sustentabilidade e resiliência climática. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Associação Gaúcha de Startups (AGS), apresentou soluções e tecnologias alinhadas ao momento de recuperação do Estado.
“Nossa parceria com a Sict beneficia todas as startups ao fortalecer conexões e divulgar os nossos quatro pilares: compartilhamento de conhecimento, conexão de talentos, acesso a investidores e fomento de negócios. Isso ajuda a desenvolver novos caminhos para o futuro delas", destacou Rodrigo Cavalheiro, presidente da AGS.
O painel contou com a participação da startup Greenmetrics.ai, que apresentou soluções de monitoramento ambiental com sensores inteligentes e inteligência artificial, voltadas à adaptação às mudanças climáticas. Na mesma linha, a Pix Force demonstrou tecnologias de visão computacional capazes de transformar dados visuais em decisões estratégicas para o agronegócio e a indústria. Já a Planton mostrou como a inteligência artificial pode contribuir para o rastreamento e a redução das emissões de carbono em atividades produtivas.
Durante o evento, o CEO da Greenmetrics.ia, Tiago Marques, falou sobre a importância da resiliência no cenário atual. “Este evento fala sobre resiliência, e é sobre isso que venho falar hoje. O ser humano sempre se adapta, superando limitações. Foi com esse espírito que nasceu a Greenmetrics.ia, para prever, por meio de sensores inteligentes, acontecimentos futuros ligados à adaptação às mudanças climáticas”, afirmou.
A gestão eficiente dos recursos naturais também foi destaque no pitch. A TideSat Global abordou como o monitoramento de corpos hídricos via satélite pode prevenir riscos e orientar ações em cenários de crise climática. “A Tidesat foi reconhecida como Startup Inovadora de 2024 pela Fapergs. Nossa tecnologia para a detecção e medição do nível de corpos hídricos tem transformado e melhorado a forma de atuação. Nosso objetivo agora é levar essa inovação para todo o Brasil", pontuou Douglas Leipelt, CEO da Tidesat.
Complementando essa visão, a Grazing apresentou uma plataforma para o manejo inteligente de pastagens, unindo produtividade e preservação ambiental. Na parte do agronegócio, a Agroband e a Hopeful levaram soluções para conectar o produtor ao consumidor visando promover a dimensão social da inovação.
O SSB acontece até esta sexta-feira (11), no Cais Mauá, em Porto Alegre. A programação completa do RS Innovation Stage está sendo transmitida ao vivo pelo canal do governo no YouTube.