Sict participa de assinatura de termo de cooperação entre Invest RS e Malásia para aproximação de setores estratégicos
Acordo visa estabelecer trocas bilaterais para o desenvolvimento de negócios
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) participou da assinatura de um acordo de cooperação entre a Invest RS e a Malaysia Digital Economy Corporation (MDEC) - agência de promoção de negócios que atua na Malásia, na tarde desta terça-feira (06). O acordo visa estabelecer trocas bilaterais para o desenvolvimento de negócios em áreas estratégicas, incluindo semicondutores, cidades inteligentes, conteúdo digital (games e entretenimento), tecnologia financeira e cibersegurança.
A titular da Sict, Simone Stülp, destacou a importância dessa conexão: "Estamos dando um importante passo com essa parceria. É uma alegria receber essa comitiva da Malásia e poder mostrar o nosso ecossistema de inovação para eles, já que também conhecemos o de Penang, no norte do país. Estamos trabalhando com políticas públicas eficientes para consolidar o estado do Rio Grande do Sul como uma referência no setor de semicondutores, e essa parceria será muito importante para a continuidade do trabalho”.
A Sict e a Invest RS estão recebendo a delegação do país estrangeiro para uma série de agendas que incluem ainda mesas redondas com empresas e associações, e visitas guiadas a instituições do ecossistema gaúcho de inovação. Em fevereiro, uma comitiva brasileira esteve na Malásia, onde a aproximação teve início.
“Em função daquela visita, ficou claro para nós que o relacionamento entre o estado do Rio Grande do Sul e a Malásia envolve grandes oportunidades a serem exploradas em conjunto. Uma delas é a Tellescom Semicondutores, e acredito que seja o começo de uma relação que estamos estabelecendo entre o nosso Estado e a Malásia”, destaca o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki.
Durante a agenda, que aconteceu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), foram apresentadas as iniciativas da Sict no setor de semicondutores. O potencial do Rio Grande do Sul na área de inovação, ciência e tecnologia também foi abordado.
Yvonne Yong, representante da MDEC, salientou o momento oportuno para a aproximação entre Malásia e Rio Grande do Sul: “Podemos olhar para os setores estratégicos, para as empresas que podem estar interessadas nessa troca, e começar um contato que seja bom e produtivo para os envolvidos”.
Ainda nesta terça-feira, a delegação da Malásia visitará o Tecnopuc e terá uma mesa redonda com empresas e associações das áreas de semicondutores e games. Na quarta-feira (7), haverá uma visita guiada ao Instituto Caldeira e mesa redonda com empresas e associações das áreas de semicondutores, cidades inteligentes, finanças digitais e agricultura digital.
Semicondutores RS
Lançado em 2023 pela Sict, o programa Semicondutores RS integra o Caderno de Projetos Estruturantes do Plano Rio Grande e tem se dedicado a ações de pesquisa e desenvolvimento, formação de talentos e interlocução com o setor produtivo. O governo prevê um investimento de R$ 70 milhões até 2026 nessa estratégia para fortalecer a cadeia de semicondutores e tornar o Rio Grande do Sul uma referência nacional no setor, com expectativa de projeção no mercado internacional.