Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Sobre o Observatório

Observatório da Inovação
Observatório da Inovação

O Observatório da Inovação RS visa a identificar e disponibilizar informações sobre o Ecossistema de Inovação gaúcho de maneira a dar visibilidade e subsidiar novas iniciativas e a tomada de decisão por parte do poder público e privado, empresas, instituições de ciência e tecnologia e sociedade em geral. Tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de monitoramento sobre os principais conteúdos pertinentes à área de Inovação, Ciência e Tecnologia, bem como indicadores de inovação para fornecer estudos analíticos, além de identificar e concentrar as informações sobre o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul a fim de facilitar a busca por dados dos mais diversos atores da área. Com o propósito de dar visibilidade ao Ecossistema Gaúcho de Inovação, nas diversas regiões do Estado, e tornar-se uma fonte de conteúdo sobre inovação, ciência e tecnologia.

Ações incluem o mapeamento de parques tecnológicos, incubadoras, instituições de ciência e tecnologia (ICTs), núcleos de inovação, aceleradoras, centro de inovação e outros atores do Ecossistema de Inovação gaúcho. Indicadores de diversas áreas da inovação, baseados em dados das pesquisas de inovação (PINTEC), Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo e e das Projeções Populacionais, realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de indicadores baseados nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), das Secretarias Estaduais da Fazenda, do Tesouro Nacional, do Comex Stat do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da plataforma Crunchbase, do SciVal, dos dados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Não localizou alguma informação? Contate a equipe do Observatório da Inovação:  Mande um e-mail para decict@sict.rs.gov.br

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia