Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Sict prestigia inauguração de biofábrica de agentes biológicos em Santa Cruz do Sul

O espaço recebeu investimentos da secretaria e de empresas locais, totalizando R$ 500 mil

Publicação:

Sandro Kirst (Sict), Andreia Valim (Unisc) e Andreas Köhler (Unisc) na inauguração da biofábrica
Sandro Kirst (Sict), Andreia Valim (Unisc) e Andreas Köhler (Unisc) na inauguração da biofábrica - Foto: Divulgação Unisc
Por Ascom Unisc e Ascom Sict

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) participou, nessa quarta-feira (6/12), da inauguração da Biofábrica de Agentes Biológicos, localizada na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O espaço recebeu investimentos da Sict e de empresas locais, destinados a diversos projetos desenvolvidos no Laboratório de Entomologia da Unisc, totalizando R$ 500 mil. 

Segundo o coordenador dos espaços, professor Andreas Köhler, a biofábrica utiliza processos biológicos para produção de agentes biológicos. No caso da Unisc, os produtos são insetos, que servem para programas de controle biológico. Também são realizados processos de bioconversão para produção de larvas de insetos para alimentação animal.  

Na biofábrica, são desenvolvidos projetos que recebem recursos do governo do Estado via editais da Sict, como Inova RS, Techfuturo e, a partir de janeiro, Inova Agro. Outros recebem apoio de empresas da região, principalmente fumageiras como BAT Brasil, JTI, Premium Tabacos, Alliance One, Universal Leaf Tabacos, CTA e China Brasil Tabacos. 

Presente na abertura, o diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, afirmou que a secretaria prioriza o trabalho feito em conjunto pelos atores da quádrupla hélice (universidade, iniciativa privada, poder público e sociedade civil). “Quando a gente vê acontecendo, entendemos o que é a quádrupla hélice, como se articula e quais os resultados, e como as pessoas precisam trabalhar mais coletivamente, algo importante na inovação. E o professor Andreas e toda a sua equipe fazem isso aqui dentro e levam essa inovação para o mercado, o que é determinante e fundamental”. 

A vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, lembrou que a biofábrica sempre foi um sonho do professor Andreas: “O professor tem a característica de se relacionar com empresas da região. Isso faz a diferença: uma pesquisa olhando a necessidade das empresas, da sociedade. Então, é um momento de celebrar uma construção de longo prazo”. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia