Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Sict e Prefeitura de Capão da Canoa assinam protocolo de intenções

Educar para Inovar será o primeiro programa implantado no município a partir da parceria

Publicação:

Foto de 5 pessoas de pé segurando, em conjunto, um documento. À frente uma mesa de madeira; aos fundos, uma foto de uma cidade vista de cima.
O ato foi oficializado em Capão da Canoa - Foto: Bernardo Zampereti / Sict
Por ADRIANA FIGUEIREDO ASCOM/SICT

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict) assinou, em nome do Governo do Estado, um Protocolo de intenções com a Prefeitura de Capão da Canoa para ações de inovação, ciência e tecnologia. O ato foi oficializado pelo secretário adjunto da Sict, Raphael Ayub, em visita ao município, e pelo prefeito de Capão da Canoa, Amauri Germano. Também esteve presente, no momento da assinatura, a coordenadora do Educar para Inovar, Nádia Ibias, primeiro programa que será executado no município a partir do protocolo. 

Dentre os objetivos da parceria, estão a promoção de ações de tecnologia, ciência e inovação no que tange a políticas públicas educacionais e o trabalho conjunto, entre Sict e prefeitura municipal, em prol da formação de profissionais capacitados e preparados para atuar em um mundo cada vez mais digital e conectado. As duas partes se comprometem a cooperar para promover a inclusão digital e a disseminação da cultura empreendedora na região do município de Capão da Canoa. 

O secretário adjunto destacou a necessidade da descentralização e interiorização das ações da pasta, de forma que todo o estado seja beneficiado pelas ações e programas fomentados pela Sict. A educação é parte do Planejamento Estratégico da Sict para o período de 2023 a 2026, no Eixo Incluir, assim como é a aproximação com o poder público municipal, no Eixo Conectar. “A inovação acontece nas cidades”, ressaltou Ayub. 

Na ocasião, o secretário adjunto enfatizou que a principal missão do Educar para Inovar é a qualificação dos jovens, por meio de conhecimentos básicos. Ao parabenizar o município pelo interesse no programa, destacou: “Hoje, é de extrema importância que os jovens tenham conhecimentos sobre empreendedorismo e matemática financeira, por exemplo, pois isso os ajudará no seu futuro profissional. O Educar para Inovar visa justamente a isso, agregar conhecimento às novas gerações. 

De acordo com o prefeito Amauri Germano, investir em programas em prol da educação pública municipal é prioridade para Capão da Canoa. “Estamos sempre em busca de projetos que venham para qualificar a nossa educação e estamos felizes em firmar mais uma parceria importante com o governo estadual”, disse. 

Como ressalta a coordenadora do Educar para Inovar, esta é a primeira vez que uma prefeitura municipal assina um documento oficial voltado para o programa. “É de extrema importância que a gente oficialize esse tipo de parceria, para que o programa capacite cada vez mais jovens e professores em todo o RS”, destacou Nádia.  

Também estiveram presentes, no ato de assinatura, a secretária de Educação de Capão da Canoa, Sônia Bardini Lima, a procuradora-geral do município, Ângela Patrícia Schardosim, os vereadores Ronaldo Tita, Paulo Papaterra e Nuna Pereira, além de profissionais da educação, diretores, supervisores e instrutores de informática. 

*com informações da Prefeitura de Capão da Canoa 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia