Programação do RS Innovation Stage no South Summit Brazil conta com mais de 150 speakers
Palco do governo gaúcho destaca políticas públicas voltadas à inovação e interiorização do ecossistema do estado
Publicação:

A programação do RS Innovation Stage, palco do governo gaúcho no South Summit Brazil, vai contar com mais de 150 speakers nos três dias de programação. O espaço soma mais de 50 painéis e eventos, número significativamente superior aos 86 speakers da primeira edição, em 2022. Os tópicos, que envolvem a participação de nove secretarias do Estado, compreendem principalmente a discussão de políticas públicas voltadas à interiorização dos ecossistemas regionais de inovação, soluções em setores estratégicos como educação, agronegócio, saúde, semicondutores, sustentabilidade, mobilidade, inteligência artificial, indústria 5.0, entre outros.
Conforme a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, que presidiu o Conselho Curador responsável por montar a programação, a intenção é expandir o sucesso que o RS Innovation Stage alcançou em 2022, quando o local ficou lotado em todas as palestras. “Nossa ideia é ter um espaço qualificado de discussão sobre o ecossistema brasileiro de inovação, olhando sob diversos prismas e contribuindo para o avanço de políticas públicas. Estamos muito animados com o resultado do esforço em chamar tantos nomes importantes para contribuir e dividir conhecimento em um evento desse porte. É um passo imprescindível para a criação de uma cultura da inovação no nosso estado”, afirma.
Entre os destaques da programação, estão a apresentação dos resultados preliminares da pesquisa RS Tech, que mapeou o ecossistema de startups gaúcho, em uma parceria entre o governo do RS, por meio da Sict e do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e o Instituto Caldeira. O painel será na quarta-feira, às 11h30.
Na sequência, às 12h, está previsto o lançamento da plataforma Rede RS Startup, que vai conectar todas as startups do RS, em uma parceria entre a Sict e a Procergs. Às 14h15, haverá os pitchs finais e a premiação do Hackatchê, hackaton focado em escolas públicas e promovido pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc).
Na quinta-feira, 30, às 10h20, serão discutidos os impactos de políticas públicas em inovação, com foco no programa Doutor Empreendedor, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Também ganham destaque discussões sobre compras públicas em inovação, lançamento de estudos sobre o mercado de tecnologia da informação do Rio Grande do Sul pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-RS) e eventos com foco em inovação no poder Judiciário.
Na sexta-feira, último dia de evento, o destaque fica para a assinatura do manifesto Rede Labs Públicos RS e o lançamento do programa Acesso RS, previsto para 14h50. A programação ainda está sujeita a alterações.
Acesse a programação completa aqui.
South Summit Brazil
Com o objetivo de fomentar o contato entre startups, empresas e fundos de investimento globais para gerar oportunidades de negócios e conexões de alto valor, o evento agrega as principais tendências e inovações que marcam o presente e o futuro da indústria nacional e internacional. O evento tem a correalização do governo do Rio Grande do Sul e acontece nos dias 29, 30 e 31 de março de 2023, no Cais Mauá.