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Realizações da SICT: Educar para Inovar

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Imagem com a seguinte frase: Realizações SICT, Educar para Inovar. Esta imagem representa tudo o que o projeto Educar para Inovar realizou até o momento na Secretaria de inovação, Ciência e Tecnologia.
Realizações SICT - Educar para Inovar - Foto: Teylor Pitana

O Educar para Inovar é o projeto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul com foco em inovação na área da Educação. A iniciativa busca aproximar os profissionais da área e os estudantes às tecnologias e demais ferramentas capazes de gerar impacto positivo, presente e futuro, na vida de cada um dos envolvidos e também fazer a diferença no desenvolvimento do Estado.

O projeto visa a construção de um programa de transformação educacional, oferecendo um método para capacitar e qualificar as habilidades dos professores e estudantes frente a realidade onde o conhecimento está no centro da atividade econômica e das estratégias nas organizações e nos países. Assim, através da articulação entre os atores interessados na mudança da educação – como escolas, professores, universidades, empresários, startups, comunidade –, o projeto promove interação e gera sinergia, comprometimento e reconhecimento enquanto resolução de problemas no RS. Para isso, o Educar para Inovar atua em três frentes complementares que consistem na realização e apoio de eventos, na capacitação de multiplicadores/professores e alunos e na visitação a ambientes de inovação (incubadoras, parques tecnológicos, universidades, fab labs e outros).

No ano de 2021, através da interação nas cinco regiões onde o projeto foi apresentado e desenvolvido como GT LOCAL em parceria com o programa INOVA RS, foi articulada uma rede de profissionais diferenciados no seu fazer pedagógico, com mais de 85 voluntários engajados. Aos alunos, busca-se otimizar a sua capacidade de solução de problemas complexos e desenvolver o seu pensamento crítico, com foco no empreendedorismo, na empatia e inteligência emocional. Também trabalha-se no aprimoramento do bom senso, da tomada de decisão, da capacidade de negociação e da flexibilidade cognitiva do estudante. Todo esse diferencial é desenvolvido através das Trilhas de Conhecimento criadas em parcerias com Instituições como Junior Achievement-RS e UERGS. O projeto está em constante atualização, adequação e propostas de novas parcerias para desenvolvimento de trilhas e programas.

 

Eventos

Essa atuação inclui a promoção/apoio a eventos de sensibilização, relacionados ao tema da inovação, mostra de projetos e participação de alunos premiados em olimpíadas de conhecimentos e competições científicas nacionais e internacionais, gerando reconhecimento aos destaques intelectuais do Estado. Dessa forma, busca engajar e tornar os jovens protagonistas de suas trajetórias.

Desde a sua concepção, em 2019, o Educar para Inovar apoiou seis edições da Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA), promovida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), tendo atuado na elaboração e na banca de avaliação de provas, assim como na divulgação da competição. Da mesma forma, o programa também esteve presente na realização de duas edições da Olimpíada Nacional sobre Ambientes Marinhos e Polares (PolarOn), também organizada pela UERGS.

Na 1ª PolarOn participaram mais de 60 estudantes de todo o Brasil e foram premiados 2 estudantes da graduação, 1 do ensino fundamental e 6 do ensino médio no RS. Além disso, nesses 3 anos de trabalho, foram premiados 42 professores e alunos autores de projetos na ONDA. O programa também realizou o reconhecimento de 24 alunos nas 3 edições do Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, realizadas de 2019 até 2021, organizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e com a Secretaria de Educação (SEDUC). 

 

Capacitação

Nessa ação do projeto, acontece a formação empreendedora, computacional e científica de professores multiplicadores e seus alunos do Ensino Fundamental e Médio. Aproximando-os a novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, alicerçada em iniciativas de gestão, inovação, criatividade e empreendedorismo na educação.

Neste sentido, em um primeiro momento, acontece a capacitação dos multiplicadores, em que o professor é convidado a repensar o seu papel em ações práticas, para que elas possam empoderar os alunos na promoção de seu protagonismo, visando o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do futuro. Em um segundo momento, os professores capacitados, então como multiplicadores, compartilham os conhecimentos adquiridos, com os demais professores e alunos das escolas participantes. Desta forma, busca-se gerar um conhecimento que possa ser repassado internamente dentro das instituições, independentemente de ações externas futuras, criando uma cultura de educação inovadora, empreendedora e criativa.

Através dessa ação, o projeto já realizou em torno de 20 parcerias: Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Junior Achievement/RS (JA/RS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Rede Notre Dame, Colégio Israelita Brasileiro, Secretarias Municipais de Educação (SMEDs) e de Desenvolvimento (SMDEs), Programa INOVA RS em cinco regiões do RS, SEBRAE, Prefeitura de Caxias, ASSESPRO e IFRS, UFSM, URI, COREDE do Vale do Jaguari, Prefeitura de Restinga Seca.

Com isso, as turmas piloto da parceria entre JA/RS, Rede Notre Dame e Colégio Israelita Brasileiro e a parceria com UERGS no Curso “Saúde, meio ambiente, inovação e prevenção em tempos de COVID-19” já capacitaram em torno de 270 professores e alunos. Através da parceria com a SEDUC, por intermédio da Sala Inovadora (aprendizado com metodologias ativas), do Programa Jovem-RS Conectado no Futuro, o programa impactou 975 profissionais da educação e alunos da rede pública estadual.

A realização de tudo isso se deve, principalmente, à criação de Trilhas de Conhecimento facilitadoras para a capacitação de professores e alunos. Tais trilhas fazem parte do Método Educar e são desenvolvidas com parceiros, gerando o conhecimento necessário para estimular os estudantes a desenvolverem suas habilidades e competências.

- O futuro do trabalho: apresenta o impacto da 4ª Revolução Industrial e as carreiras de alto crescimento no futuro do trabalho, como as áreas STEM. Ajuda a refletir sobre as habilidades socioemocionais e as preferências do aluno ao escolher uma carreira;

- Habilidades para o sucesso: proporciona práticas de preparação para o mercado de trabalho e perspectivas de carreira. Os principais objetivos são mostrar as habilidades e os conhecimentos que os alunos irão adquirir durante o programa;

- Conectado com o amanhã: possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre seu futuro e preparação para o mercado de trabalho. Oferece perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas pelo mercado de trabalho;

- Inclusão e diversidade (em construção).

- Economia pessoal: O programa auxilia os alunos a entender seus interesses e suas habilidades pessoais, a explorar opções de carreira e descobrir o valor da educação. Eles também aprendem sobre orçamento, gerenciamento financeiro pessoal e familiar e as vantagens e desvantagens do uso do crédito;


- Gestão de projetos - Habilidades para a vida (É um programa que auxilia os alunos a compreender, planejar, realizar, monitorar e avaliar um projeto próprio. Através da aprendizagem experiencial e de uma introdução às habilidades de gestão de projetos, serão preparados para desafios futuros na medida em que aprenderão habilidades que serão benéficas em suas futuras vidas acadêmicas e carreiras;


- Educação Financeira (É um programa de educação financeira, cujo objetivo é desenvolver nos alunos do Ensino Médio habilidades para lidar com o dinheiro e estimulá-los à conscientização da importância de ampliarem seus conhecimentos em finanças e a se prepararem para enfrentar os obstáculos proporcionados pela busca de uma vida financeira saudável.

- Introdução ao mundo das TICs (Introdução ao pensamento computacional, raciocínio lógico e matemático e conceitos de programação. Utilização de metodologias desplugada e plugada: AlgoCads (Christian Brackmann), programação em blocos (Scratch). Introdução à programação com Pyhton e softwares que estimulam o aluno a explorar suas habilidades em construir histórias interativas, jogos e animações);


- Introdução à construção de aplicativos (O que é um aplicativo, como criar, quais as características importantes a serem consideradas no projeto, aspectos relevantes e principais técnicas de construção de um aplicativo a partir das plataformas disponíveis na internet: AppInventor, Fábrica de Aplicativos, AppMachine, AppGeyser. Desenvolvimento de um app básico, seu aperfeiçoamento, como otimizar, refinar e ter uma apresentação atrativa de seu primeiro protótipo de aplicativo);


- Introdução à robótica (Introdução aos princípios e conceitos de robótica através do desenvolvimento de projetos envolvendo conteúdos de fundamento da robótica e utilizando programação na plataforma Arduino. Construção   de “robôs” com materiais recicláveis. Uso de simuladores de robótica).

- Meu projeto de vida (O programa propõe a criação, desde a vida escolar, de um planejamento para a vida que os alunos pretendem ter no seu futuro. Orienta-se a um equilíbrio entre os aspectos que compõem sua existência: aspeto pessoal, profissional, financeiro e espiritual);


- Innovation Camp (É uma experiência intensa onde os alunos, organizados em equipes, encontram soluções inovadoras para um problema em um curto período de tempo com a ajuda de mentores. Para completar o desafio, os jovens têm acesso a ferramentas, informações e recursos. Ao final serão avaliados por um júri que irá selecionar a equipe vencedora);


- JA Startup (É um programa de aprendizagem prática onde os alunos conhecem conceitos, ferramentas e desenvolvem habilidades necessárias para transformar suas ideias em startups. Em equipes criam e desenvolvem uma startup em 3 semanas. Ao final, enviam um pitch em vídeo e apresentam sua startup a uma  banca de jurados no Demo Day).

 

Visitações

O contato com ecossistemas de inovação se dá por meio de visitas virtuais e lives que fornecem uma visão de futuro quanto às possibilidades de continuidade e evolução de seus projetos realizados nas escolas e às condições de empregabilidade. Além disso, o Educar para Inovar proporciona vivências por meio da articulação com atores engajados na busca pela mudança da educação - tais como universidades, startups e empresas - proporcionando oportunidades e aproximação com o mercado de trabalho.

Por exemplo, a parceria com o programa Techfuturo, em 2020, promoveu visitas técnicas virtuais aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) – estruturas instituídas por uma ou mais ICT, que tem por finalidade a gestão de políticas institucionais de inovação e por competências mínimas as atribuições previstas na Lei da Inovação - das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) – organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que possuem como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas. Atuando de forma colaborativa nesta iniciativa, o projeto Educar para Inovar proporcionou duas visitas virtuais aos NITs das universidades das regiões Metropolitana e Produção e Norte, sendo convidados professores dos oito ecossistemas regionais de inovação (INOVA-RS), em especial de escolas vinculadas à rede PEA-UNESCO. Houve a participação de 73 professores.
Ainda, em 2021, foram realizadas 2 lives promovidas pelo projeto Educar para Inovar:

Live 1:Bate Papo Olímpico” - tendo como convidados Renan e Henrique, do Medalhei Olimpíadas, e Karol, Vanessa e Andrei, que foram reconhecidos pelo Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho - edição 2020, impactando 235 pessoas;

Live 2:Ciência na educação básica” - tendo como convidados Profª Flavia Twardowski e as alunas Laura Nedel, Victórya Leal, Juliana Estradioto, Camily dos santos e André Berzagui, impactando 106 pessoas.

 

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia publica uma série de reportagens apresentando as realizações de seus programas desde a data em que foram oficializados até o final do primeiro semestre de 2021. Acompanhe aqui todas as matérias.

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