Fapergs cria bolsas de iniciação científica e tecnológica voltadas para ações afirmativas
Submissão das propostas será realizada de 28 de março até 20 de maio
Publicação:

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), lançou, nesta quinta-feira (27), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e de Inovação (Probic/Probiti). A novidade é a criação da modalidade de bolsas destinadas para instituições que possuem ações afirmativas (Probic-AF e Probiti-AF), em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica. Serão elevadas em 10% o número de bolsas para instituições com políticas de equidade, diversidade e inclusão.
A iniciativa é fruto de uma proposta da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão, que foi implementada na Fapergs em setembro de 2023, após uma chamada pública para a sua constituição. O objetivo do grupo é gerar medidas que contribuam para a erradicação de preconceitos de raça, gênero, orientação sexual, condição física, idade, religião e demais formas de discriminação, bem como para o aumento da representatividade na produção do conhecimento científico.
Nas instituições para as quais forem concedidas 10 bolsas Probic e Probiti ou mais na modalidade regular, e que tenham programa ou mecanismo de ações afirmativas para ingresso de estudantes em cursos de graduação, serão concedidas bolsas adicionais, em quantidade correspondente a 10% a mais sobre o número de bolsas regulares. Essas bolsas adicionais (Probic-AF e Probiti-AF) deverão ser destinadas a estudantes que ingressaram na instituição via programa de ações afirmativas.
Sobre as bolsas
Com um investimento de R$ 15,1 milhões oriundos do orçamento da Fapergs, as bolsas terão valor de R$ 700 mensais, com vigência a partir de 1º de setembro de 2025 e duração máxima de até 12 meses. A previsão é de que 1,8 mil estudantes de graduação sejam beneficiados.
O objetivo do programa é proporcionar a qualificação de recursos humanos do Estado, promovendo, desde a graduação, o interesse pela pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. Além de engajarem estudantes no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados, as bolsas complementam a formação acadêmica do aluno, priorizando o intercâmbio de conhecimento com os professores.
Inscrições
A universidades interessadas deverão submeter propostas de 28 de março até 20 de maio de 2025, por meio do SigFapergs, conforme os requisitos do programa e da documentação exigida no sistema. Mais informações podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail dec@fapergs.rs.gov