Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Sict participa do início das atividades da segunda turma do Professor do Amanhã em Santa Cruz do Sul

Secretária Simone palestrou na aula inaugural, nesta quinta-feira (27)

Publicação:

Foto tirada do fundo do auditório onde mostra alunos sentados enquando secretária Simone palestra.
Início das atividades da segunda turma do programa Professor do Amanhã - Foto: Jéssica Moraes/Ascom Sict
Por Jéssica Moraes/Ascom Sict

A noite de quinta-feira (27) marcou o início das atividades da segunda turma do Professor do Amanhã, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, palestrou na aula inaugural e conversou com os alunos contemplados.  

A Unisc recebeu 55 bolsas do programa no segundo edital para os cursos de Geografia, História, Letras/Português e Matemática. Em 2024 foram 98 bolsas para Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras/Português e Matemática.   

Durante sua palestra, Simone apresentou o programa desde sua ideia inicial e apontou o diferencial dele. “Estar em uma universidade é muito mais complexo do que entrar em uma universidade. Muitas vezes os alunos conseguem o acesso, mas não têm condições de permanecer em função dos gastos. Então, a bolsa permanência é o grande diferencial do Professor do Amanhã para que o aluno tenha condições de transporte, alimentação, compra de materiais. Essa bolsa, para mim, é o grande sucesso do programa”, comenta.  

Para Mateus Becker Quoos, estudante do curso de História, ser contemplado com uma vaga do Professor do Amanhã mudou sua vida. “Essa é uma oportunidade de acesso à educação no ensino superior que eu não vislumbrava até um tempo atrás. Essa é uma chance de mudar de vida, então eu considero uma política pública muito efetiva”.  

A ideia do programa também foi saudada, durante a aula inaugural, pelo reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn. 

“Nós acompanhamos o desenvolvimento desse programa como uma bandeira da Sict. Precisamos atender um problema social, que é a falta de professores. Essa é uma política pública muito inteligente porque toca também as universidades comunitárias, que existem para atender a sociedade. Tenho certeza de que a iniciativa vai ser copiada no restante do país porque esse apagão de professores acontece em todo Brasil”. 

A vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, destacou a importância no investimento em educação. “Esse é um programa muito caro para a Unisc e para todo Rio Grande do Sul. A educação básica vai perceber a diferença com a integração desses futuros profissionais nas salas de aula. Estamos fazendo uma formação diferenciada para entregarmos professores conectados com as novas demandas”.  

Ao fim da palestra, o coordenador institucional do programa na Unisc, José Antônio Moraes do Nascimento, mediou uma conversa entre os alunos, a secretária e a universidade. Os estudantes puderam tirar dúvidas sobre as atividades curriculares e a dinâmica do curso.  

Professor do Amanhã 

O Professor do Amanhã faz parte das ações do governo estadual voltadas à qualificação do ensino público, buscando valorizar a docência como profissão essencial para o desenvolvimento social. A coordenação do programa é feita por um Conselho Gestor, presidido pelo vice-governador e que conta com os titulares das secretarias da Educação, Inovação, Ciência e Tecnologia, Casa Civil, Planejamento, Governança e Gestão e Fazenda.  

Lançada em 2023 com investimento de R$ 76,8 milhões, a primeira edição do programa ofereceu mil bolsas em 34 cursos de licenciatura nas áreas de Letras, Matemática, Biologia, História e Geografia. Os contemplados pelo programa iniciaram sua formação acadêmica no primeiro semestre de 2024, distribuídos em 11 Ices do Estado.    

O segundo edital do Professor do Amanhã foi lançado em novembro de 2024 pelo governo do Estado. O investimento previsto é de R$ 38,4 milhões. Foram oferecidas 500 bolsas integrais em cursos de licenciatura em Letras (Língua Portuguesa), Matemática, Geografia e História e 11 Ices foram contempladas.  

Como contrapartida, os alunos deverão realizar, no mínimo, 300 horas de prática de ensino na Rede Estadual durante o curso e, após a conclusão, exercer atividades docentes por, no mínimo, 1.920 horas. Após terminar o curso, serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia