Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Quais os impactos da pandemia nas empresas? Confira a pesquisa que busca capturar a percepção dos empreendedores

Publicação:

pesquisa (2)
O objetivo é capturar a percepção de empreendedoras e empreendedores sobre os impactos da pandemia nas suas empresas - Foto: Divulgação
Por Andielli Silveira com revisão de Raiza Roznieski

A pandemia de Covid-19 impactou a vida de todos e causou grandes mudanças no nosso dia a dia. Desde o início da crise, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) busca divulgar iniciativas relacionadas à pasta que possam reduzir os efeitos do novo coronavírus ou contribuir para o entendimento do atual cenário. Nesse contexto, o projeto Mulheres e Inovação, da Escola de Administração da UFRGS, está realizando uma pesquisa com o objetivo de capturar a percepção de empreendedoras e empreendedores sobre os impactos da pandemia nas suas empresas.

Segundo a coordenadora do estudo, professora Fernanda Reichert, o isolamento social criou um novo modo de viver, agora mais focado no que pode acontecer dentro de casa. A partir do fechamento de negócios em diferentes segmentos e em muitas cidades do Brasil, e da consequente mudança no perfil de consumo, as empresas tiveram que se adaptar. Algumas estão buscando formas para se manter no mercado, outras estão inovando e mudando completamente a sua atuação.

“Os resultados da pesquisa devem nos mostrar como as empresas estão lidando com a situação, em quais áreas tiveram que promover mais mudanças e quais os impactos disso nos resultados do negócio. Além disso, buscamos compreender os principais entraves enfrentados por empreendedoras e empreendedores durante o período”, explica Fernanda. A pesquisa é voltada para pessoas em posição de liderança nos negócios de todos os portes e segmentos e dura em torno de 10 minutos. Clique aqui para responder de forma confidencial.

A análise de dados coletados com o devido rigor científico oferecem, além de um diagnóstico da situação, um caminho para a proposição de políticas públicas que visem não apenas mitigar os danos causados pela crise, mas também identificar caminhos que possam estimular o desenvolvimento dessas empresas quando houver o retorno por completo das suas atividades. Para Fernanda, a busca inclui, especialmente, identificar se existe alguma situação particular às mulheres empreendedoras, que possa ser abordada de forma mais direcionada.

Sobre o projeto

A participação das mulheres no mercado de trabalho mostrou-se crescente nos últimos anos, mas ainda não se iguala a dos homens, principalmente em setores voltados à tecnologia e inovação. Essa desigualdade também é visível quando se trata de cargos de liderança, realidade que está relacionada a vários aspectos que dificultam o protagonismo feminino. Ainda há poucos estudos discutindo os resultados daquilo que as mulheres têm produzido ou o quanto elas estão colaborando para a criação de valor e para o desenvolvimento de inovações, tanto no meio científico quanto nas empresas. Dessa forma, o projeto Mulheres e Inovação foi criado com esse propósito, retratar o papel das mulheres na geração de resultados inovadores.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia