Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Projeto de inovação para pequenas propriedades rurais na região Produção e Norte apresenta resultados

Encontro de encerramento do Agrotec Norte, aprovado em edital da Sict, ocorreu nesta terça-feira (18)

Publicação:

Evento virtual reuniu diversas pessoas envolvidas no projeto
Evento virtual reuniu diversas pessoas envolvidas no projeto
Por JOÃO FELIPE BRUM / ASCOM SICT

Os resultados do projeto Agrotec Norte, aprovado em edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em 2021, foram apresentados em encontro de fechamento realizado de forma virtual nesta terça-feira (18). Proposto pela Universidade de Passo Fundo (UPF), o projeto buscou criar um movimento para o desenvolvimento e a difusão da inovação voltada a pequenas propriedades rurais na região Produção e Norte. 

O governo Leite tem feito grandes investimentos em inovação, ciência e tecnologia, e o projeto Agrotec Norte é um exemplo disso. Agora, mais do que nunca, é fundamental ouvir a ciência para enfrentar o momento que estamos vivendo no estado. Precisamos estar preparados para ter poder de resposta aos eventos climáticos, que tendem a ser cada vez mais recorrentes. Nossa resiliência vai estar calcada no forte apoio da academia”, ressaltou o secretário adjunto da Sict, Raphael Ayub. 

As atividades do projeto Agrotec Norte se dividiram em três grandes pilares: sensibilização e capacitação, mapeamento de desafios e proposição de soluções inovadoras.  

No primeiro, o destaque foi a criação do Small Farm Hub, ambiente de inovação e empreendedorismo inaugurado em novembro de 2022. No segundo, foi conduzida uma pesquisa com 166 propriedades rurais em 29 municípios para abordar questões de sustentabilidade, em uma parceria com o Sebrae.  

Por fim, o terceiro pilar envolveu a realização de eventos, como um hackathon; o desenvolvimento de um sistema informatizado para a cadeia produtiva do leite; a aplicação de ciência de dados para melhoria de performance de maquinário agrícola; e a bioprospecção de agentes de controle biológico de pragas para culturas de interesse agrícola.  

“Este projeto permitiu que a região Norte e Produção discutisse de forma ordenada a inovação nas pequenas propriedades, além de ter um importante papel no fortalecimento da quádrupla hélice. Os pequenos produtores foram visitados in loco e puderam apresentar seus desafios. São iniciativas que merecem continuidade”, enfatizou o coordenador do Agrotec Norte, Alexandre Zanatta. 

Conforme destacado na apresentação, o edital Inova Agro, lançado pela Sict em 2023, selecionou o projeto “Agrotec Norte Inovação e Tecnologia - conectando e prototipando soluções para as pequenas propriedades rurais”, que dará sequência aos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos. A proposta foi submetida pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Frederico Westphalen. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia