Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

No Gramado Summit, governador fala sobre transformação digital e destaca a diversidade como fator potencializador da inovação

Publicação:

Leite e Simone, da Sict, apresentaram o painel “Passado, presente e futuro: o RS que queremos”
Leite e Simone, da Sict, apresentaram o painel “Passado, presente e futuro: o RS que queremos” - Foto: Lauro Alves/Secom
Por Thamíris Mondin/Secom

Começou nesta quarta-feira (10/4) a edição 2024 do Gramado Summit, evento de inovação e tecnologia que, pelo segundo ano consecutivo, é correalizado pelo governo do Estado. O governador Eduardo Leite participou da programação do primeiro dia e, ao lado da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, apresentou o painel “Passado, presente e futuro: o RS que queremos”. A apresentação ocorreu no palco principal da estrutura instalada no Serra Park, em Gramado, e tratou dos esforços empreendidos no Rio Grande do Sul para fomentar o sistema de inovação e a digitalização do governo para entregar valor e eficiência ao cidadão.

Leite lembrou que o Gramado Summit é mais uma oportunidade para posicionar o Estado na rota da inovação e destacou a evolução da feira, que ocorre desde 2017 e há dois anos tem o governo como correalizador. “É uma alegria ver o crescimento deste evento não apenas em números, mas em qualidade e oportunidades de interações. Isso ajuda a consolidar o Rio Grande do Sul no caminho do desenvolvimento guiado pela inovação. A força do nosso Estado passa muito pela sua vocação empreendedora e capacidade de inovar, e é esse o horizonte que queremos”, disse.

Ao falar sobre a digitalização do governo, Leite reforçou que o Rio Grande do Sul é hoje o segundo Estado mais inovador do Brasil e líder em serviços digitais pelo 3º ano consecutivo, de acordo com o Ranking de Competitividade. São 95% de serviços digitalizados e mais de 70% de aprovação dos usuários. “Transformação digital não é apenas tecnologia, é também entregar valor ao cidadão”, ressaltou.

Os investimentos históricos em inovação nos últimos anos também foram destacados. Foram R$ 112,3 milhões aportados para a área entre 2021 e 2022 e R$ 51,7 milhões em 2023. O governo tem diferentes ações para catalisar a inovação no Estado, incentivando redes, formando pessoas, fomentando projetos e promovendo grandes eventos de conexões, como o Gramado Summit e o South Summit Brazil, realizado em março, em Porto Alegre.

Leite destacou que o evento é uma oportunidade para posicionar o Estado na rota da inovação
Leite destacou que o evento é uma oportunidade para posicionar o Estado na rota da inovação - Foto: Lauro Alves/Secom

Simone Stülp falou sobre a importância de programas que relacionam a inovação e a educação, como o Educar para Inovar e o Professor do Amanhã. "Quando falamos da dinâmica da inovação, é fundamental estarmos preparados para o futuro. Precisamos furar a bolha e levar este tema a todos os públicos, conectar com todos os setores. Dentro desta lógica, é imprescindível trabalhar inovação e educação. Por isso, temos programas que focam no desenvolvimento tanto de professores quanto de alunos do ensino estadual”, afirmou a secretária.

A valorização da diversidade também é fator essencial para o desenvolvimento de um ambiente inovador, como observou o governador. “A capacidade de criar coisas novas vem do movimento de pensar diferente, sair da caixa. Para isso, é muito importante termos visões e experiências diversas sobre os assuntos. Quando há um ambiente com diversidade, onde diferentes pontos de vista interagem, conseguimos inovar muito mais”, enfatizou Leite. 

A edição de 2024 do Gramado Summit vai até sexta-feira (12/4), com cerca de 400 palestrantes e 500 empresas expositoras na feira de negócios. Ao longo dos três dias de evento, o governo do Estado estará presente com um espaço de 100 metros quadrados que conta com arena de conteúdo e estande para startups. A seleção dos conteúdos e das startups foi realizada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia