EUA e RS falam sobre a importância da propriedade intelectual para os ecossistemas de inovação
Palestra com experts dos EUA e do RS será transmitida gratuitamente pelo Zoom na terça-feira, 15 de fevereiro, às 14h
Publicação:

A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, promovem nesta terça-feira, 15 de fevereiro, o painel virtual Propriedade Intelectual: Competitividade e Inovação. Especialistas do Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e de outras instituições falarão sobre o panorama da propriedade intelectual no Brasil e nos EUA e sobre como marcas e patentes podem impulsionar ecossistemas de inovação.
O evento terá abertura do Cônsul-Geral dos EUA em Porto Alegre, Shane Christensen, e do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Alsones Balestrin, e moderação da Secretária Adjunta, Simone Stülp.
Interessados em participar devem acessar o link https://cutt.ly/propriedadeintelectual, preencher os campos Nome, Sobrenome e Endereço de Email e clicar em Inscrição. A palestra, gratuita e aberta ao público, será pela plataforma Zoom.
Painelistas
? Elisabeth Ritter, Consultora Independente para Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia: É uma experiente profissional de transferência de tecnologia no Brasil com expertise na estruturação de Escritórios de Transferência de Tecnologia e na comercialização de propriedade intelectual acadêmica. Participou da criação e foi a primeira presidente da Associação Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC). De 2011 a 2018, integrou a Diretoria da ANPEI (Associação Nacional das Empresas Inovadoras) e há mais de 10 anos é consultora da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Recentemente, recebeu a certificação RTTP (Registered Technology Transfer Professional).
? Rodrigo Ferraro, Pesquisador em Propriedade Industrial do INPI: É Pesquisador em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, na área de Biotecnologia, desde 2004. Tem experiência na área de Propriedade Industrial, Inovação, Bioquímica e Biologia Molecular/Celular, tendo atuado principalmente no exame de patentes na área de Biotecnologia, Farmacêutica e Cosmética.
? David Kellis, Adido de Propriedade Intelectual para o Mercosul, Guiana Francesa, Guiana e Suriname - Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO): David B. Kellis juntou-se ao Serviço Comercial Exterior dos Estados Unidos em março de 2021. Antes, Kellis era sócio da Sheridan Ross em Denver, Colorado. Sua prática envolvia trabalhar com clientes para construir e gerenciar carteiras globais de patentes, assessorar clientes em questões de PI, redigir e negociar acordos relacionados a PI, e representar clientes em todas as fases do litígio.
? Gustavo Novis, Chefe da Divisão de Exame Técnico XI da Coordenação-Geral do Protocolo de Madri e Outros Tratados e Acordos Internacionais (CGPRO) do INPI: É Tecnologista em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI desde 2013 e responsável pela equipe que examina os pedidos de registro de marcas provenientes do Protocolo de Madri. É também o encarregado das comunicações com a Secretaria Internacional da Organização Mundial da Propriedade Intelectual - OMPI na função de Escritório Designado no Protocolo de Madri.
? Maria Beatriz Dellore, Especialista em Propriedade Intelectual - Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO): Atua como Conselheira Regional de Propriedade Intelectual para o Mercosul, Guiana Francesa, Guiana e Suriname no U.S. Patent and Trademark Office (USPTO), estando lotada no Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. Anteriormente, Maria Beatriz prestou serviços para a Comissão de Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência da Câmara de Comércio Internacional em Paris. É Especialista da Câmara de Nomes de Domínio e Árbitra da Câmara de Arbitragem, ambas do Centro de Solução de Disputas em Propriedade Intelectual da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual.