Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Em ação do programa Semicondutores RS, Unipampa forma primeira turma de designers de chips

Jovens integram a Formação de Projetistas de Circuitos Integrados – Sistemas de Sinais Mistos, aberta a partir de edital da Sict

Publicação:

Foto posada de alunos em uma sala de aula com a Secretária Simone Stülp em visita aos alunos do curso na Unipampa
Secretária Simone Stülp em visita aos alunos do curso na Unipampa - Foto: Luciana Salimen - Ascom Sict
Por Jéssica Moraes/Ascom Sict

No início de março, a primeira turma de especialistas em design de chips será formada pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Alegrete. A iniciativa faz parte das ações do programa Semicondutores RS, por meio do edital Inova Semicondutores 03/2023, lançado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).  

O curso de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados – Sistemas de Sinais Mistos iniciou em setembro de 2024, totalizando 720 horas entre classes teóricas e práticas. A turma é formada por 20 alunos de diferentes estados que receberam uma bolsa mensal de R$ 4 mil durante os seis meses de aulas.  

Além de Alegrete e Uruguaiana, estudantes das cidades gaúchas de Santa Maria, Quaraí, São Luiz Gonzaga, Itaqui, Cruz Alta, Porto Alegre e de outros locais do Brasil - como Natal (RN), Aracaju (SE) e Florianópolis (SC) - integraram o curso.  

Formado em Engenharia Mecatrônica, Francisco Bianor, 28 anos, veio de Natal para fazer a formação. Ele enxerga um grande crescimento no mercado de semicondutores e um aumento da demanda por projetistas. Ao fim do curso, vislumbra continuar no Rio Grande do Sul.  

“Eu pretendo atuar na área de semicondutores, e o Rio Grande do Sul tem empresas no setor. Estou buscando a contratação de uma delas para ficar aqui”, comenta. Sobre a experiência vivida na Unipampa, ele só tem elogios. “O curso foi incrível. Ao sair de Natal, sabia que iria estagiar, por exemplo, mas eu não esperava que participaria de feiras, congressos, conheceria empresas. A metodologia do curso foi muito importante para o aprendizado”, salienta. 

Um dos focos do edital foi a manutenção e atração de talentos para atuar na área de semicondutores no estado, como destaca a secretária Simone Stülp.  

“Este edital foi uma das ações preparamos para apoiar e desenvolver a cadeia de semicondutores, com a meta de tornar o Rio Grande do Sul uma referência nacional no setor. Queremos estimular cada vez mais a formação de mão de obra qualificada em microeletrônica", aponta Simone. 

Para Suzian Maheli Ramos Santos, de 26 anos, o curso colaborou para o seu crescimento acadêmico e profissional e mostrou de forma mais aprofundada como é o trabalho nesta área. “O mercado de semicondutores está em alta. Ao longo do curso, ouvimos convidados e palestrantes falarem sobre o crescimento mundial de semicondutores e a demanda por profissionais. Mas isso requer muito estudo, dedicação e busca por aperfeiçoamento”. 

Graduada em Engenharia de Telecomunicações, agora ela espera que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade. Acredito que o estado e o país devam seguir investindo na formação de profissionais de excelência, mas que não levem apenas o conhecimento para grandes empresas globais, e sim que invistam também em criar mercado de trabalho nacional e programas de fomento. Por isso, seria ótimo ter outras edições deste curso”, comenta.  

Workshop  

No dia 11 de março a Unipampa e a Sict irão promover um workshop + Job Fair Inova Semicondutores para marcar a última etapa do curso. O evento contará com a apresentação dos ip-cores (projetos de desenvolvimento de propriedade intelectual de chips) desenvolvidos ao longo do semestre e interação do público com empresas da área de semicondutores. As inscrições são gratuitas e podem ser feita aqui.  

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia