Edição 2024 do selo Produtos Premium Origem e Qualidade RS certifica 21 azeites de oliva extravirgem
Cerca de 40 mil garrafas seladas estarão disponíveis aos consumidores
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Vinte e um azeites de oliva extravirgem produzidos por 10 marcas gaúchas foram certificados na edição 2024 do selo Produtos Premium Origem e Qualidade RS. A distinção, oferecida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), estará presente em cerca de 40 mil garrafas da atual safra. Confira a lista completa.
“Nosso selo valoriza a dedicação e o empenho dos olivicultores do Rio Grande do Sul em garantir produtos de alta qualidade. Ele atesta não apenas a excelência no sabor e na pureza do azeite, mas também a autenticidade da sua origem, agregando valor ao produto e reforçando a confiança dos consumidores”, destaca a titular da Sict, Simone Stülp.
Assim como nas edições anteriores, os azeites da safra 2024 passaram por critérios rigorosos de comprovação de procedência e qualidade, que incluíram análises físico-químicas, sensoriais e documental.
O processo de certificação contou com a parceria do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), único laboratório de análise sensorial de azeite no Brasil reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI). Isso permitiu o cumprimento dos padrões de qualidade exigidos, com o fornecimento de infraestrutura adequada para a realização da análise sensorial e a continuidade no treinamento dos painelistas.
Os consumidores poderão encontrar as garrafas seladas em lojas de e-commerce, nas redes sociais das marcas, em alguns supermercados e em lojas especializadas. Além disso, estarão disponíveis na Feira do Azeite Gaúcho, realizada no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) todo primeiro e terceiro sábados de cada mês. A Seapi fica na Av. Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, Porto Alegre.
Programa Produtos Premium
O programa Produtos Premium é coordenado pela Sict e atua em diversos setores produtivos do estado, como o azeite de oliva, a carne bovina, a carne de cordeiro e a cachaça. O objetivo é estimular e sensibilizar empreendedores sobre a importância estratégica da agregação de valor aos produtos como uma forma de diferenciação em relação à competição por preço e qualidade, centrada, normalmente, na redução de custos e na produção em grande escala.