Dia Mundial da Educação: entenda as iniciativas da SICT voltadas à área
Publicação:

Nessa semana, é comemorado o Dia Mundial da Educação (28). Em alusão a essa data, vamos apresentar dois projetos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) voltados à área e alinhados ao propósito de promover uma nova economia baseada em conhecimento: Educar para Inovar e Conecta RS.
Para o secretário Luís Lamb, o objetivo não deve ser priorizar o ensino básico, a universidade ou a pós-graduação, pois o ensino em si é um sistema cíclico. “A educação é como uma casa: tu não podes priorizar somente os alicerces da casa porque tu vais morar ao relento; da mesma forma, não podes priorizar somente o telhado, porque são necessárias as paredes. O sistema de ensino é complexo e tem que ser priorizado como um todo.", explicou.
Assim, a SICT tem trabalhado em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e entidades parceiras para fomentar a educação pública gaúcha em todas as esferas, desde a qualificação do ensino fundamental até a maior inserção da comunidade no ensino superior.
Educar para Inovar
O projeto Educar para Inovar visa a transformação do conhecimento a partir do engajamento dos professores como agentes indutores na formação dos alunos. Isso se dá através da capacitação de mentores nas novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, fomentando a criação de uma rede de profissionais diferenciados no seu fazer pedagógico, integrando novas formas de aprendizagem e repensando o papel do professor e suas práticas como forma de ações para promover o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, contribui-se para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o profissional do futuro, como solução de problemas complexos, pensamento crítico, empatia, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão, negociação e flexibilidade cognitiva.
A iniciativa tem articulado parcerias estratégicas com entidades alinhadas a essas diretrizes e realizado o mapeamento e reconhecimento de escolas, alunos, professores e demais envolvidos com o eixo inovação na educação. Ao longo do projeto, estão sendo realizadas visitações a centros de referência na área, como ecossistemas de inovação e instituições de ensino e pesquisa, bem como eventos anuais de engajamento para a troca de experiências, reconhecimento de atores e sensibilização. Uma das iniciativas do projeto está com inscrições abertas: o curso Saúde, Meio Ambiente, Inovação e Prevenção em tempos de Covid-19, uma formação sobre a pandemia para professores da educação básica e estudantes do Ensino Médio - realizado em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
Conecta RS
Já o projeto Conecta RS tem como objetivo promover redes de conectividade de alta velocidade e qualidade para as escolas estaduais. E, dessa forma, habilitar o acesso à internet e transformar o cenário de alunos e professores para que seja possível às escolas qualificar os jovens para o mercado de trabalho da nova economia. Assim, futuramente, o Estado irá reter talentos e proporcionar acesso a informações e recursos para que seja possível empreender nesse novo cenário econômico.
Ao integrar as escolas à rede de alta velocidade, pretende-se beneficiar alunos, professores e também os departamentos administrativos dessas instituições. Com esse acesso, os alunos terão mais contato com tecnologias atuais, despertando o interesse desde cedo em tecnologias estratégicas - programação, informática, computação, inteligência artificial, design gráfico, animações, entre outras. Além disso, o uso de novas ferramentas de ensino baseadas em internet, como aplicativos e jogos, e o acesso a cursos e palestras online tornará o processo de aprendizagem mais dinâmico e atrativo. Atualmente, a equipe está trabalhando em uma ata de registro de preços para a aquisição dos equipamentos de conectividade deste ano e aguardando o retorno das aulas, ao fim da pandemia de Covid-19, para a finalização das instalações nas 70 escolas selecionadas.