“As startups são uma grande força para a economia do estado”, afirma gestora da Rede RS Startup no Gramado Summit
Painéis voltados para empreendedores foram realizados na arena do governo
Publicação:

Projeto focado em apoiar startups no ecossistema gaúcho de inovação, a Rede RS Startup foi tema de painel nesta quinta-feira (11), na arena do governo no Gramado Summit. Correalizador do evento, o Estado promove uma extensa programação até esta sexta (12).
“Temos uma visão que coloca a startup como centro do nosso objeto de trabalho. As startups são uma grande força para a economia do estado, e a Rede funciona como uma comunidade de apoio ao empreendedorismo, buscando levar o Rio Grande do Sul a ser o estado mais inovador do país”, definiu a gestora de comunidade da Rede RS Startup, Emily Bittencourt.
Com base em estudos sobre as startups gaúchas, como o relatório RS Tech 2023, a Rede identificou os principais desafios enfrentados por esses empreendimentos: acesso ao mercado, recursos financeiros e rede de apoio. Para ajudar as startups a suprirem essas necessidades, a Rede conta com uma plataforma digital, criada pela Procergs - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul.
“Nosso núcleo gestor utiliza a plataforma como uma ferramenta de trabalho. É um ambiente unificado para auxiliar o mapeamento do ecossistema de startups e facilitar as conexões. Temos dados atualizados e incentivamos a cooperação entre os stakeholders”, explicou Emily, que apresentou ao público o time de gestores da Rede.
A plataforma também disponibiliza oportunidades de fomento, desafios de inovação aberta, editais e investidores, além de agenda de cursos e eventos. “Cabe aos gestores localizarem e integrarem os atores do ecossistema nas oito regiões do estado”, afirmou Emily.
Já foram mapeados pela Rede mais de 840 startups, 20 parques tecnológicos, 47 incubadoras, 10 agências de fomento, 57 núcleos de inovação tecnológica (NITs) e 50 instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs).
Rodada de negócios do Startup Lab
Na sequência da apresentação da Rede, o Startup Lab realizou uma rodada de negócios da região Serra Gaúcha. O programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) incentiva a colaboração entre empresas e startups dentro de um processo chamado inovação aberta.
Segundo o gestor de inovação e tecnologia da Serra, Glauber Preto, o Startup Lab está, atualmente, na fase de aproximação, na qual empresas apontam seus desafios e startups oferecem suas soluções. Três startups participantes do programa apresentaram seus negócios durante o painel: Flower, da área da educação, Hubbe, da área de sistemas de informação, e Ageof Marketing, da área de marketing digital e software.