Startup Lab incentiva colaboração entre empresas e startups no Rio Grande do Sul
Programa da Sict foi apresentado em painel na arena do governo no Gramado Summit
Publicação:

Responsável por aproximar empresas e startups em busca de colaborações, o programa Startup Lab foi tema de painel realizado nesta quarta-feira (10), na arena do governo no Gramado Summit. Correalizado pelo governo do Estado, o evento segue até sexta-feira (12), em Gramado.
Desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), o Startup Lab busca criar um ecossistema de inovação aberta no Rio Grande do Sul. Segundo o diretor adjunto de Ambientes de Inovação da Sict, Bernardo Leso, a ideia de inovação aberta – processo de troca e colaboração entre empresas, startups e outras instituições a fim de gerar soluções e negócios em conjunto – vem ganhando mais atenção no estado.
“O Startup Lab é voltado para pequenas, médias e grandes empresas gaúchas interessadas em inovação e no trabalho de startups de todo o país. Queremos conectar os atores do ecossistema e fomentar o crescimento econômico do Rio Grande do Sul”, apontou Leso.
Em 2023, o programa realizou mais de 20 rodadas de negócios e 30 pitch days (quando as startups apresentam suas soluções às empresas). Mais de 100 empresas-âncora e 200 startups participaram do processo, com desafios abrangendo as áreas de recursos humanos, tecnologia da informação, agronegócio, compras, marketing, indústria 4.0, saúde e sustentabilidade, entre outras.
Outro ponto destacado foi o método de trabalho utilizado pelo Startup Lab. São cinco fases: ativação (mobilização do ecossistema), adesão (comprometimento de grandes empresas e planejamento), aproximação (entre startups, prioridades locais e grandes empresas), ação (início das provas de conceito) e avaliação (análise dos dados coletados).
Para desenvolver esse processo, os oito ecossistemas regionais de inovação do estado contam com gestores de inovação e tecnologia (GITs), que também se apresentaram durante o painel. Para saber mais sobre o Startup Lab, acesse o site da Sict.