Ações estratégicas da Sict são tema do Fórum dos Secretários de Desenvolvimento, Trabalho e Inovação
Secretária Simone Stülp participou do evento nesta quinta-feira (9/11), em Porto Alegre
Publicação:

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, apresentou as ações estratégicas da pasta no Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento, Trabalho e Inovação nesta quinta-feira (9/11). A reunião ocorreu no auditório do Ministério Público do RS, em Porto Alegre, e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e do secretário adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Tiago Cadó.
“Acredito cada vez mais que o nosso papel, como secretaria, é muito mais de articulação, de indução dos atores para que as ações sejam realizadas de forma mais efetiva nas diferentes regiões do estado. Nossas ações vão ao encontro dessa lógica de aproximar e fazer girar a quádrupla hélice, envolvendo governo, empresas, universidades e sociedade civil”, afirmou Simone.
A secretária destacou que o RS, baseado na força expressiva das instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs), é o estado com maior produtividade acadêmica no país, mesmo tendo pouco mais de 5% da população total. “A questão é: como transformar o conhecimento produzido aqui em novas oportunidades, em empreendimentos, em renda? É o desafio que estamos encarando através das nossas políticas públicas”, refletiu ela.
Ao explicar o planejamento estratégico da Sict, Simone apontou as prioridades elencadas para o ciclo 2023-2026. No eixo Incluir, ela mencionou os programas Professor do Amanhã e Educar para Inovar, que trabalham a inovação e a educação em diferentes níveis. No eixo Transformar, enfatizou os editais lançados nos últimos meses e o potencial do programa Semicondutores RS.
Por fim, no eixo Conectar, a secretária abordou a estratégia do projeto Rotas da Inovação, que tem visitado as oito regiões do estado para apresentar os programas da Sict e dos seus parceiros estratégicos e ouvir as demandas do ecossistema. “Queremos interiorizar o tema da inovação, para que todos possam crescer juntos. Fecharemos o ciclo deste ano em Horizontina, na região Noroeste e Missões, no dia 23 de novembro”, pontuou.