Uergs recebe inscrições para mestrados profissionais nas áreas de alimentos e ambiental

Aulas iniciarão em agosto deste ano

Uergs
Por Daiane Madruga/Ascom Uergs

A Uergs está com inscrições abertas para dois cursos de mestrado profissional em diferentes regiões do estado. Em São Francisco de Paula, na Unidade Hortênsias, há 28 vagas para o Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade. Já em Encantado, foram abertas 19 vagas para o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. As aulas iniciarão em agosto deste ano.

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) recebe inscrições até o dia 1º de março. A seleção abrange a análise das propostas de pesquisa, entrevistas, avaliação dos currículos e pontuação por títulos. O curso é voltado a profissionais de diversas áreas com interesse em atender a demandas socioambientais, que poderão atuar no diagnóstico, na prevenção, na solução e na gestão integrada de problemas ambientais.

Para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) é possível se inscrever até o dia 7 de abril. Neste processo seletivo, serão avaliados os currículos e as propostas de pesquisa, além das entrevistas. O Mestrado do PPGCTA é voltado a profissionais de diversas áreas que atuam na cadeia produtiva de alimentos e se desenvolve em duas linhas de pesquisa: Gestão da qualidade dos alimentos; e Desenvolvimento e inovação de produtos e processos na indústria de alimentos.

Em ambos os programas há reserva de vagas para as políticas de Ações Afirmativas, que abrangem as pessoas negras, pretas e pardas; indígenas; com deficiência; transexuais e travestis; apátridas, refugiadas ou portadoras de visto humanitário.

Para se candidatar a um dos cursos, é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$156 reais. A Uergs não cobra matrícula nem mensalidade pelos cursos de graduação e de pós-graduação.

Os editais e mais informações sobre os cursos estão disponíveis em uergs.edu.br/mestrados .

Aluno especial

O Mestrado do PPGAS também recebe inscrições, até 26 de fevereiro, para o processo seletivo simplificado de Aluno(a) Especial. Nessa modalidade, é possível cursar uma disciplina do Mestrado sem ter vínculo com o Programa.

Há 25 vagas divididas igualmente entre cinco disciplinas: Ecologia da paisagem; Perspectivas críticas da Educação Ambiental; Antropologia do desenvolvimento:

perspectivas latino-americanas; Ecologia e conservação dos Ecossistemas Terrestres; e tratamento e utilização de resíduos industriais.

O edital com as orientações para inscrição e a relação de docentes que ministram as disciplinas está disponível neste link.