Tecnosinos é o parque brasileiro escolhido para co-hospedar evento de inovação da Suécia
A escolha do Parque Tecnológico São Leopoldo é um dos resultados da missão governamental de 2019, coordenada pela Sict
Publicação:

Estabelecer relações entre os principais atores da inovação em todo o mundo e ampliar o desenvolvimento de projetos colaborativos com uso de inteligência artificial são os objetivos do Sweden Innovation Days. O evento online global, que é gratuito, ocorre de 17 a 19 de novembro. Por meio de articulação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), o Parque Tecnológico São Leopoldo - Tecnosinos, através da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), é o parque brasileiro escolhido para a co-hospedagem das atividades.
Segundo o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, a parceria entre o Tecnosinos e a Suécia é resultado da missão governamental de trabalho ao país, coordenada pela Sict em novembro de 2019, que também passou por Israel e Estônia. Os destinos foram escolhidos por serem considerados os mais avançados do mundo no que tange a tecnologias digitais estratégicas, desenvolvimento econômico baseado em conhecimento e inovação nos negócios.
“Através do programa Parcerias Estratégicas realizamos essa articulação e a consequente internacionalização dos ambientes de inovação gaúchos. Seguimos caminhando para o fortalecimento dessas conexões com o objetivo de consolidar o nosso Estado como referência em inovação, ciência e tecnologia em nível global”, afirma Lamb.
O evento trará palestras, workshops e uma sessão de matchmaking, um modelo de negócios que conecta startups e grandes empresas. A atividade reunirá representantes do ecossistema de inovação, indústria, setor público, academia e startups da Suécia e de outros países como Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Israel, Japão, Coreia do Sul e EUA.
O Tecnosinos é um dos parques brasileiros com maior grade de internacionalização, seja através da presença de empresas globais sediadas ou de startups em mercados internacionais. “Sermos o parque tecnológico brasileiro parceiro nesta estratégia global de inovação muito nos orgulha. Significa reconhecimento pelo trabalho que realizamos e reconhecimento pelo grau de excelência das empresas com as quais interagimos”, conta a diretora de inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta.
O projeto envolve startups e empresas líderes de 10 países na busca e oferta de soluções tecnológicas no campo da Inteligência Artificial, ressignificando as relações de importância da tecnologia produzida localmente em uma perspectiva de mercado global. Para Susana, isso significa colocar startups gaúchas em contato com grandes demandas globais de IA e, ao mesmo tempo, proporcionar acesso às grandes empresas locais ao que está disponível de mais inovador em tecnologia aplicada de IA. “É uma oportunidade inédita de atuação global, em um tema absolutamente portador de futuro. Ganhamos todos: nossas 10 startups que fazem parte do ecossistema de inovação do RS e as nossas grandes empresas que demandam inovação nessa área”, destaca.