Startup de semicondutores nasce de curso viabilizado pela Sict e firma parceria com a Chipus
Empreendedores participaram do curso de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados, na Unipampa em Alegrete
Publicação:

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) recebeu o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Alessandro Girardi, e o mestrando Cláudio Ernani Pedroso Júnior, nesta quarta-feira (13). A visita à secretária Simone Stülp e ao diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia, Guilherme Camboim, teve como objetivo divulgar a criação da startup Tuna Semicondutores, em Alegrete (RS), da qual Pedroso é um dos sócios e Girardi, um dos mentores.
A Tuna Semicondutores foi formada por quatro alunos do curso de design de chips, uma iniciativa do programa Semicondutores RS. A especialização foi viabilizada pelo edital Inova Semicondutores 03/2023, com início em setembro do ano passado e conclusão em março de 2025. O lançamento oficial da startup deve acontecer no mês de setembro.
“Já temos o primeiro cliente, a Chipus, e boa parte do sucesso se deve à formação de pessoal qualificado durante o curso. Se tudo seguir como o planejado, até o final do ano precisaremos de mais mão de obra”, informou Girardi. O governo do Estado e a empresa Chipus têm um acordo de cooperação para implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em microeletrônica no Estado.
Para Simone, o feedback serve como embasamento para ações futuras. “Às vezes, não temos a dimensão das mudanças que os nossos programas podem trazer à realidade das regiões. Isso é muito importante para continuarmos a participar, oferecendo caminhos que mudem a realidade da inovação no Estado”, afirmou.
Pedroso, por sua vez, destacou que cursos como o realizado pela Sict trazem “apoio, segurança e motivação” aos alunos.
O curso
Os sócios da startup participaram do curso de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados – Sistemas de Sinais Mistos, que recebeu um investimento de R$ 869.282,00. Foi iniciado em setembro de 2024, totalizando 720 horas entre classes teóricas e práticas. A turma formou, em março deste ano, 20 alunos de diferentes estados, que receberam uma bolsa mensal de R$ 4 mil durante os seis meses de aulas.
Programa Semicondutores RS
Instituído pelo Decreto nº 57.209, de 21 de setembro de 2023, o programa visa desenvolver a competitividade do setor de semicondutores no Estado a partir de diversas medidas focadas em inovação e tecnologia, incluindo incentivos fiscais e investimentos.