Sict promove workshop sobre semicondutores no Tecnopuc
Evento debateu estratégias para fortalecer o setor no Rio Grande do Sul
Publicação:
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) realizou, na quarta-feira (27), um workshop sobre semicondutores. O evento aconteceu no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc) e reuniu representantes da academia, indústria e governo para debater desafios e estratégias voltadas ao setor.
A programação contou com uma abertura conduzida pela Sict e seguiu com a apresentação de dois especialistas da Gartner, que destacaram tendências globais e oportunidades no mercado de semicondutores. Durante a tarde, mesas-redondas abordaram temas estratégicos, encerrando com uma plenária em que os resultados das discussões foram apresentados.
“O setor de semicondutores é essencial para a transformação digital e para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. Por meio desse workshop, buscamos articular esforços entre os diferentes setores e avançar em estratégias conjuntas para o fortalecimento dessa cadeia produtiva”, afirmou o diretor do departamento de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia, Diego Rafael Moraes.
O evento faz parte de uma série de ações da secretaria para fomentar o setor de semicondutores. Nos últimos meses, a Sict firmou parcerias com universidades e empresas, além de participar de debates nacionais sobre a produção e aplicação de semicondutores, fortalecendo a posição do estado nesse segmento.
Recentemente, com o objetivo de consolidar o Rio Grande do Sul como referência no setor de microeletrônica no Brasil, o governo do Estado lançou a primeira edição da Cartilha Semicondutores RS. O material detalha as estratégias, investimentos e ações do Programa Estadual de Semicondutores. A iniciativa projeta investimentos de R$ 70 milhões até 2026.