Sict promove roda de conversa sobre futuro da educação e resiliência climática
Programa Professor do Amanhã e Comitê Científico foram destaque em debate realizado na Universidade Feevale
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A primeira edição da Roda de Conversa promovida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) aconteceu nesta terça-feira (15), em alusão ao Dia do Professor. O evento ocorreu na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, reunindo professores e especialistas para discutir temas relacionados ao ensino, ao futuro da educação no estado e aos efeitos das mudanças climáticas.
Um dos tópicos centrais do encontro foi o programa Professor do Amanhã, voltado à formação e preparação das futuras gerações de educadores. A discussão destacou a importância da tecnologia e da inovação dentro das salas de aula, buscando repensar o papel do professor e as formas de aprendizado no contexto atual. "Estamos formando os professores que irão preparar os alunos para desafios que ainda nem conhecemos e, para isso, precisamos incluir a inovação desde a base da educação", afirmou diretora do departamento de Gestão da Inovação e coordenadora do programa, Paola Rücker Schaeffer.
Além disso, o evento abordou o trabalho do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande, que está focado em estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas. "A resiliência climática precisa ser incorporada ao processo educacional, pois as novas gerações enfrentarão os efeitos das mudanças climáticas e precisam estar preparadas", ressaltou o secretário-executivo do Comitê Científico, Joel Goldenfum.
A troca de experiências entre representantes da Sict, professores e alunos trouxe reflexões sobre o ensino colaborativo. O objetivo foi debater sobre novas metodologias de ensino que estejam alinhadas com as necessidades atuais e o uso de tecnologias no processo educacional. A secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, também participou do encontro, assim como a coordenadora do Professor do Amanhã na Feevale, Rosemari Lorenz Martins, a professora da Feevale Danielle Paula Martins e o antropólogo colombiano Santiago Uribe.
O encontro evidenciou o papel fundamental da inovação no desenvolvimento de estratégias que tornem o ensino mais eficiente e adaptável. A valorização contínua dos professores e a oferta de capacitação foram mencionadas como pilares para enfrentar os desafios impostos pelas transformações globais. Por fim, a troca de experiências entre os participantes reforçou a importância de uma educação que esteja sempre alinhada às necessidades ambientais e sociais do estado.