Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Sict participa do lançamento de fundo voltado para startups

Secretária Simone Stülp falou na abertura do evento Criatec Day, no Tecnopuc

Publicação:

Criatec Day reuniu atores do ecossistema de inovação
Criatec Day reuniu atores do ecossistema de inovação - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict
Por João Felipe Brum / Ascom Sict

“É uma alegria estar presente no lançamento do Criatec 4, entendendo toda a importância desse fundo para que a inovação possa efetivamente chegar aonde ela precisa estar, junto aos empreendimentos inovadores", afirmou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, durante o Criatec Day, evento realizado nesta terça-feira (15), no Tecnopuc, em Porto Alegre.  

Representando o governador Eduardo Leite no evento, Simone reforçou o papel central da inovação como estratégia de desenvolvimento do estado. Segundo a secretária, a inovação vem sendo pensada pelo governo como uma das medidas estratégicas para que o RS possa avançar em diferentes setores e níveis.  

Na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), ela destacou o trabalho de articulação do ecossistema de inovação do estado: “Buscamos construir mecanismos de governança desse ecossistema em parceria com outros atores importantes no processo. Cada um de nós precisa colocar sua energia máxima para que este projeto possa efetivamente acontecer”. 

A secretária mencionou algumas estratégias desenvolvidas pela Sict que podem beneficiar outros atores envolvidos com inovação. Uma delas é o Rotas da Inovação, comitiva liderada pela Sict, com participação de diversos parceiros, que está percorrendo todas as regiões do estado para debater a inovação com a quádrupla hélice regional. Além disso, ela citou o Inova RS, programa “guarda-chuva” da secretaria, e o Startup Lab, programa focado em inovação aberta que culminou na Rede RS Startup e sua plataforma de conexões para o ecossistema de startups. 

Fundo Criatec 4 

O lançamento do Criatec 4 “é um símbolo muito importante para toda essa construção que estamos fazendo juntos”, pontuou Simone. Iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com participação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Badesul Desenvolvimento, o fundo terá R$ 350 milhões para investir em empresas emergentes com perfil inovador, como as startups.  

Uma das principais novidades do Criatec 4 é a priorização de startups comprometidas com as práticas ESG (sigla que representa as boas práticas de governança, de responsabilidade social e com o meio ambiente). Além disso, no evento, foram detalhadas as possibilidades de apoio às startups com faturamento de até R$ 16 milhões. 

O presidente do Badesul, Claudio Gastal, salientou o foco em inovação do atual governo, enquanto o diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto, ressaltou a efervescência de iniciativas inovadoras ocorrendo no estado. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia