Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

SICT lança Guia de Implementac?a?o de Living Labs

Publicação:

Guia de implementação de Living Labs
Guia de implementação de Living Labs - Foto: Teylor Pitana
Por Luis Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia

A inovação está em pauta nos ambientes acadêmicos, governamentais, empresariais e nas organizações da sociedade. No entanto, a construção de uma cultura inovadora necessariamente requer que todos percebam que a inovação efetivamente contribui para qualificar nossas vidas.

Esta contribuição deve estar associada ao desenvolvimento econômico sustentável de forma ampla, mostrando reflexos positivos sobre a sociedade. Assim, sinteticamente, afirmamos que a inovação tem de ser visível e percebida por todos como a materialização de melhorias significativas para a sociedade, por exemplo, no meio ambiente, na modernização do ambiente de negócios nas cidades e na qualificação dos serviços públicos. Ademais, no centro dentro desta transformação estão as pessoas: somos nós que construímos as inovações.

É com muita satisfação que apresentamos este Guia de Implementac?a?o de Living Labs. Este guia resulta da concepção e das ações de um programa de apoio ao desenvolvimento de ambientes e negócios inovadores e sustentáveis, alinhado à estratégia de Inovação, Ciência e Tecnologia que desenvolvemos no Rio Grande do Sul. O Programa de Tecnologia para Negócios (abreviado como TEC4B - “Technologies for Businesses”) da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, visa à constituição de ambientes inovadores onde as tecnologias digitais contemporâneas venham a contribuir para o aprimoramento do ambiente de negócios nas cidades, alinhado aos estudos nacionais e internacionais sobre a relevância desta temática.

No escopo do programa TEC4B, diversas ações vêm sendo realizadas. Entre elas, o apoio à constituição de Living Labs - ambientes de inovação aberta que permitem a interação dos atores da quádrupla hélice para construção e experimentação de novas tecnologias que contribuam para o desenvolvimento de negócios inovadores nas cidades. Alinhados às temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas, as cidades são estimuladas a participarem efetivamente da transformação do ambiente urbano pela inovação sustentável.

O Guia de Implementac?a?o de Living Labs apresenta os conceitos fundamentais de Living Labs, a sua relação com a maturidade das tecnologias, a análise de casos recentes de implantação destes laboratórios vivos no Brasil e no exterior e os passos essenciais para a sua constituição. Estes conteúdos também são apoiados por referências à literatura acadêmica que permitem o aprofundamento da temática.

Ao longa da leitura, também é ressaltada a importância dos diversos atores necessários à construção de Living Labs, ilustrando que o conceito da quádrupla hélice se estende além de um pano de fundo; a articulação equilibrada da quádrupla hélice é a estrutura da constituição de desses laboratórios de inovação socioeconômica transformadores das cidades. Em síntese, este guia é uma contribuição direcionada a todos que desejam qualificar o ambiente de negócios de suas cidades de forma a promover e aprimorar projetos inovadores que efetivamente contribuam para o desenvolvimento sustentável dos municípios de nosso estado.

Finalmente, registramos o agradecimento à dedicada equipe da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, pesquisadores e especialistas que contribuíram, direta ou indiretamente, para a construção e compreensão do conhecimento registrado neste material.

Guia TEC4B Implementação de Living Labs (.pdf 10,68 MBytes)

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia