Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Liderado pela Sict, grupo debate programa de semicondutores no RS, como foco na cadeia de produção de chips

Área é considerada estratégica pelo governo, que tem a inovação como uma de suas prioridades

Publicação:

Reunião do governo discute programa na área de semicondutores
Reunião do governo discute programa na área de semicondutores - Foto: Luciana Salimen / Ascom Sict
Por Luciana Salimen / Ascom Sict

O desenvolvimento de um programa estadual para impulsionar a área de semicondutores foi discutido, nesta terça-feira (25), por um grupo de trabalho liderado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e integrado por representantes de outras pastas. A secretária Simone Stülp conduziu a reunião, apresentando os objetivos da inciativa e um panorama do setor. 

"Estamos falando em tecnologias portadoras de futuro, com foco, neste momento, no fortalecimento da cadeia de produção de chips, algo extremamente estratégico para nós. E o Rio Grande do Sul é um estado com formação destacada nessa área, nos colocando em posição de vantagem no contexto brasileiro", explicou. 

O destaque do RS no setor se deve, principalmente, às formações de excelência e ao desenvolvimento de pesquisas, existentes há décadas, na área de microeletrônica. "Estamos falando, neste caso, de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, porque se trata de uma área muito específica e complexa, que demanda um conhecimento que vai para além da graduação", explicou Simone. Além disso, o fato de o Estado já ter importantes empresas e institutos de pesquisa na área complementa o cenário favorável. 

Outro ponto importante foi a criação da Ceitec em Porto Alegre, que proporcionou colocar em prática o conhecimento adquirido e aprimorá-lo a partir da experiência do mercado. Vale ressaltar, no entanto, que o programa de semicondutores que vem sendo desenvolvido não possui relação direta com a Ceitec. As estratégias desenhadas – que englobam, por exemplo, capacitações, legislação, incentivos e atração de empresas e capital humano  buscam consolidar um ecossistema capaz de tornar o RS referência global na área de semicondutores. 

O grupo terá encontros semanais para avançar no tema. Na reunião desta terça, participaram, além de Simone, o diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia, Diego Moraes; Valeska Ferrazza Monteiro e Adriweli Cristhinny Bispo Lima, do gabinete do governador; Dário Giovanella e Ana Beatriz Dixon, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec); Julia da Motta e Clarissa Black, da Casa Civil; e Fabio Michel de Oliveira, da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia