Sict e Fapergs tiram dúvidas sobre o Edital de Apoio aos Ecossistemas de Inovação em workshop online
Objetivo é apoiar projetos que promovam articulação entre conhecimento científico, setor produtivo e desenvolvimento tecnológico
Publicação:

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) realizaram um workshop online com representantes de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) sem fins lucrativos, parques tecnológicos e incubadoras do Rio Grande do Sul que possuem interesse em submeter propostas ao Edital de Apoio aos Ecossistemas de Inovação. A atividade aconteceu na tarde desta segunda-feira (21).
O encontro sanou dúvidas e orientou os participantes sobre os critérios e diretrizes do edital, contribuindo para submissões mais assertivas. Conforme a titular da Sict, Simone Stüp, há dez anos não havia um edital focado em ambientes de inovação no Rio Grande do Sul.
“Nós estávamos sentindo falta de um edital com este olhar. Essa iniciativa se soma a outras estratégias, como as da Finep [Financiadora de Estudos e Projetos], para fortalecer nossos ambientes de inovação e a geração de novas startups. Essa janela se abre a partir do Funrigs, o Fundo do Plano Rio Grande, e o edital é focado em regiões do estado afetadas pelas enchentes”, comentou Simone.
O edital é uma iniciativa da Sict em parceria com a Fapergs e tem como objetivo apoiar projetos que promovam a articulação entre conhecimento científico, setor produtivo e desenvolvimento tecnológico, especialmente nas regiões afetadas pelos eventos climáticos de 2024. A iniciativa busca fortalecer os ambientes de inovação, fomentar o empreendedorismo e incentivar a criação de soluções com impacto territorial e tecnológico.
O diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, saudou a importância do edital. “Essa é uma parceria muito importante entre Sict e Fapergs. Faremos o melhor para conduzir esse processo de seleção de propostas visando fortalecer o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, que já nos orgulha por sua robustez. Não tem nenhum estado com essa densidade de parques tecnológicos e queremos fortalecer ainda mais esse cenário”, afirmou.
Durante o encontro, houve a apresentação do edital, com atenção aos prazos e documentos necessários. Além disso, o diretor Administrativo-Financeiro Mauro Mastella e o diretor Técnico-Científico Rafael Roesler, ambos da Fapergs, responderam as dúvidas dos participantes.