Sict apresenta o Centro de Inteligência do Agronegócio em Dom Pedrito
Iniciativa integrou a programação do evento Pampa em Evolução
Publicação:

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) apresentou o funcionamento do Centro de Inteligência do Agronegócio (Centro Agro) durante o evento Pampa em Evolução, na manhã desta quinta-feira (7), em Dom Pedrito.
O secretário adjunto da Sict, Mário Augusto Gonçalves, lembrou que o agronegócio mudou com a tecnologia e, portanto, é necessária uma iniciativa como o Centro Agro para orientar os produtores para que obtenham os melhores resultados possíveis. “Em seis das oito regiões de inovação no Estado, o agronegócio foi apontado como prioridade. Então, temos que trazer as dores, os desejos e os anseios do produtor rural e interligar estes às pesquisas, à tecnologia e à inovação para otimizar os resultados”, destacou.
Já a diretora de Ambientes de Inovação da Sict, Andreia Dullius, detalhou para o público o funcionamento do Centro Agro. “Nós sabemos que o agronegócio acontece de verdade em regiões como essa, e não nos escritórios de Porto Alegre. Por isso, viemos trazer a vocês a ideia do Centro Agro, porque a participação do produtor é fundamental para o sucesso da iniciativa”, pontuou.
O Centro Agro
O Centro Agro é uma iniciativa da Sict em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Seu objetivo é posicionar o estado como referência latino-americana em inovação no agronegócio até 2035.
Em agosto de 2023, durante a Expointer, foi lançado um manifesto que definiu o Centro Agro como um movimento colaborativo composto pelos atores do ecossistema de inovação do agronegócio gaúcho, incluindo empresas, entidades representativas dos setores, academia, governo e sociedade civil organizada.
O Centro Agro realiza encontros periódicos para debater ações e melhorias para o setor. Um exemplo recente foi o evento realizado em 24 de julho de 2025 no auditório do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No evento, foram discutidos temas como oportunidades para o agro gaúcho, uso de tecnologia no campo e os próximos passos do projeto.