Secretário adjunto Raphael Ayub participa de lançamento de frente parlamentar de tecnologia e legislação 5G
Solenidade ocorreu nesta quarta (31), na Assembleia Legislativa do RS
Publicação:

O secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Raphael Ayub, participou, nesta quarta-feira (31), do lançamento da Frente Parlamentar para formação de mão de obra para área de tecnologia e implantação da legislação 5G, na Assembleia Legislativa (ALRS). “A sinergia entre os poderes Executivo e Legislativo reforça o compromisso do Rio Grande do Sul com o progresso da tecnologia e da inovação. A instalação da Frente Parlamentar permite que um assunto tão importante seja tratado de forma mais minuciosa, dedicando um esforço exclusivo para um tema que, certamente, renderá bons frutos para o nosso estado”, afirmou durante a cerimônia.
“Hoje, somos referência nacional em inovação e tecnologia e estamos trabalhando, todos os dias, para alcançarmos melhores resultados para todo o ecossistema de inovação. A parceria entre o governo do Estado e a Assembleia Legislativa vai ser fundamental também para aplicarmos o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação nos municípios”, destacou Ayub.
O presidente da Frente Parlamentar, deputado Airton Artus, afirmou que a tecnologia de informação pode ser um atalho para recuperar o histórico atraso de desenvolvimento no Brasil. Entretanto, segundo o deputado, os governos municipais não estão preparados para receber inovações como o 5G. Por essa razão, a Frente pretende auxiliar os municípios a implantarem essa tecnologia.
O parlamentar destacou que a Frente tem dois pilares: implementar a legislação de 5G no estado e formar mão de obra qualificada. Sobre o segundo item, Artus explicou que a ideia é fazer um trabalho conjunto com a educação, incentivando, desde os anos iniciais da escola, o interesse pela tecnologia visando ao surgimento de novos talentos.
Também estiveram presentes a diretora de Gestão da Inovação da Sict, Paola Rücker Schaeffer, o diretor-geral da Secretaria da Educação, Paulo Burmann, e o deputado Rafael Braga, representando a presidência da ALRS.