Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS tem agenda oficial na região Noroeste e Missões

Secretária adjunta Simone Stülp visitou ecossistema de inovação nesta quinta e sexta-feira

Publicação:

Foto Simone URI
Agenda incluiu visitas a universidades da região, como a URI Santo Ângelo - Foto: João Felipe Brum
Por JOÃO FELIPE BRUM ASCOM/SICT

A secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, participou de uma série de eventos e reuniões com o ecossistema de inovação da região Noroeste e Missões nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de outubro. A agenda nas cidades de Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Três de Maio e Horizontina incluiu visitas a universidades, parques tecnológicos, empresas e prefeituras, com conversas sobre projetos executados com recursos do Estado. 

O primeiro compromisso, na quinta-feira, foi uma reunião com dirigentes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Santo Ângelo) e representantes dos municípios no Parque Científico e Tecnológico das Missões (TecnoURI Missões). Em seguida, Simone visitou a Faculdade Santo Ângelo (FASA) e a Casa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) na Expofest Ijuí. Neste evento, ela palestrou sobre o tema “Oportunidades e desafios da inovação aberta”, no Auditório do Centro Administrativo.

Na sexta-feira, a agenda começou com uma reunião com prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, na Prefeitura Municipal, seguida de visita à empresa Polistar Brasil. Mais tarde, Simone se deslocou até a Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) para conhecer os projetos executados com recursos da secretaria. Ela visitou também o Horizonte Ambiente Empreendedor, incubadora de base tecnológica da Faculdade Horizontina (FAHOR), e os projetos da SICT. Para finalizar, teve agenda com empresários e representantes do município de Horizontina no Centro Administrativo do campus da FAHOR.

O programa Avançar na Inovação já aportou R$ 112,3 milhões em recursos para fomento de projetos de inovação, ciência e tecnologia em todo o estado entre 2021 e 2022. Na região Noroeste e Missões, estão sendo investidos R$ 5,26 milhões, sobretudo com o intuito de aproximar as chamadas “quatro pás da hélice”: universidade, poder público, empresas e sociedade civil organizada. Durante a agenda oficial, Simone visitará alguns dos projetos. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia