Rotas da Inovação: Sict e parceiros discutem ações estratégicas na região Sul
Encontro ocorreu em Pelotas nessa quinta-feira (26/10)
Publicação:
“Como podemos impulsionar de forma mais efetiva a inovação e, por meio dela, gerar desenvolvimento social e econômico no estado?”, foi a reflexão proposta pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), Simone Stülp, na abertura do Rotas da Inovação na região Sul, nesta quinta-feira (26/10). O encontro ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico e contou com a participação de parceiros estratégicos e atores do ecossistema regional de inovação.
Simone explicou por que o Rotas da Inovação está visitando as oito regiões estabelecidas pelo programa Inova RS, da Sict: “Queremos avançar a inovação, a ciência e a tecnologia de uma maneira mais organizada, dentro de uma estratégia de Estado. Além disso, queremos ouvir a região para saber o que está dando certo e o que pode melhorar”. Este foi o quinto encontro do projeto – o próximo será na segunda-feira (30/10), em Gravataí, na região Metropolitana e Litoral Norte.
Na sequência, a secretária apresentou o planejamento estratégico da Sict para o ciclo 2023-2026, com destaque para os temas que serão priorizados nesta gestão, como inovação na educação, inovação social e competitividade em setores estratégicos (agronegócio, saúde e semicondutores). Para completar, ela citou os editais lançados nos últimos meses, além de programas e projetos desenvolvidos na região Sul.
O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, celebrou a presença da Sict na cidade e a importância dessa proximidade entre poder estadual, poder municipal e sociedade. “Inovação é fazer provocações para que a gente encontre soluções para aumentar a produtividade e, principalmente, atender às pessoas. Inovar é melhorar a vida das pessoas”, pontuou.
Os parceiros do Rotas da Inovação participaram de dois painéis, ambos mediados pelo diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Diego Moraes. O primeiro, intitulado “Financiamento público à inovação”, teve a presença do assessor especial da Badesul, Éder Silveira, do gerente de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Alex Leitzke, e dos analistas do Banrisul Gabriella Azevedo e André Blonski.
Já o segundo painel, “Políticas públicas e ações estratégicas para CT&I”, reuniu o presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Artur Gibbon, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs) e representante do Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Citec/Fiergs), Odir Dellagostin, o diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, Dario Giovanella, e o pesquisador do Sesi RS, Rafael Stefani.
No Marco Avaliativo do Inova RS, o diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco, lembrou que o Marco Zero, iniciativa que lançou o programa em 2019, foi realizado no mesmo auditório do Pelotas Parque Tecnológico. “Trouxemos o banner da região Sul, que foi assinado por várias pessoas daquela vez, algumas presentes nesta plateia. Hoje, vamos repactuar, para reforçar nosso compromisso”, propôs Daronco.
Para apresentar as ações que vêm sendo realizadas na região Sul, Artur Gibbon subiu novamente ao palco e enfatizou a integração entre os atores da quádrupla hélice regional (governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada). Para finalizar, a professora Ana Cristina Kraemer mostrou o andamento do projeto Health UX Lab – Laboratório de Simulação, Usabilidade e Avaliação de Tecnologias para a Saúde, vinculado ao Inova RS.
Agendas em Pelotas
A Sict realizou duas reuniões com o poder municipal de Pelotas, na quarta-feira (25/10). A secretária Simone Stülp foi recebida pela prefeita Paula Mascarenhas para falar de ações e parcerias na área de inovação, ciência e tecnologia. Já uma comitiva de diretores da Sict visitou a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação para discutir um projeto de inovação social que está sendo preparado e deverá incluir um bairro de Pelotas.