Rotas da Inovação passa por Santa Maria, na região Central
Iniciativa da Sict tem objetivo de avaliar programas da pasta e discutir novos passos e políticas públicas com atores regionais
Publicação:

Liderado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), o Rotas da Inovação aporta em Santa Maria, na região Central, na próxima terça-feira (1/8). O evento tem como objetivo avaliar as ações desenvolvidas a partir dos programas da pasta, conversar com atores regionais e traçar novos passos para impulsionar a inovação no estado. A comitiva vai passar, até outubro, pelos oito ecossistemas regionais de inovação do RS – e a região Central é o segundo destino.
Com programação que se estende das 10h às 15h30, no Itaimbé Palace Hotel, haverá desde apresentação de parceiros até o Marco Avaliativo do programa “guarda-chuva” da Sict - o Inova RS. As inscrições estão abertas e acontecem via Sympla.
A partir das 10h, a titular da Sict, Simone Stülp, irá apresentar e discutir de forma ampla o planejamento estratégico da pasta para o ciclo 2023-2026. Entre os pontos a serem destacados, está a interiorização das políticas públicas de inovação, ciência e tecnologia, que deve se aprofundar com o investimento em inovação social – a proposta é levar a atuação da secretaria para as periferias urbanas e rurais.
Na sequência, os parceiros do evento falam sobre suas estratégias de inovação e possibilidades de cooperação com o crescimento tecnológico da região e do estado. Na parte da tarde, a partir de 13h30, haverá o Marco Avaliativo do Inova RS, programa da Sict que disseminou a inovação pelo interior gaúcho. O nome deste momento faz referência ao Marco Zero do Inova RS, quando uma comitiva da Sict viajou o estado para implantá-lo, em 2019.
Os municípios também serão incentivados a elaborar suas próprias leis de inovação, em consonância com os marcos legais de inovação federal e estadual. Para auxiliar os gestores municipais, a assessoria jurídica da Sict lançará uma cartilha com orientações que será disponibilizada nos eventos.
De acordo com a secretária Simone, a formulação de políticas públicas eficientes na área de inovação, ciência e tecnologia pressupõe a escuta dos atores da quádrupla hélice regional (governo, setor privado, sociedade civil organizada e universidades). “A primeira cidade visitada, Estrela, representando a região dos Vales, foi um sucesso, e mostrou o quão fundamental é essa aproximação. Estou muito feliz com a perspectiva de diálogo e de apresentação que teremos em Santa Maria”, afirma a secretária.
O Rotas da Inovação tem como parceiros a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Badesul, o Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústria do RS (Citec/Fiergs), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e a Federasul.
Serviço:
O quê: Rotas da Inovação, comitiva liderada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS
Quando: 1 de agosto de 2023, a partir das 10h
Onde: Itaimbé Palace Hotel (Rua Venâncio Aires, 2.741 – Centro, Santa Maria)