Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Rotas da Inovação reúne ecossistema da região Fronteira Oeste e Campanha

Encontro regional de inovação ocorreu nesta terça-feira (8), em Santana do Livramento

Publicação:

Secretária e diretores da Sict se reuniram com o ecossistema regional de inovação
Secretária e diretores da Sict se reuniram com o ecossistema regional de inovação - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict
Por JOÃO FELIPE BRUM / ASCOM SICT

O Rotas da Inovação aportou na região Fronteira Oeste e Campanha nesta terça-feira (8), marcando o terceiro destino da comitiva, que visita os oito ecossistemas regionais de inovação do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado no auditório da Unimed Região da Fronteira, em Santana do Livramento, teve como objetivos conversar com atores locais, entender desafios, oportunidades e potenciais da região e obter subsídios para as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas no estado. 

Secretária Simone Stülp abordou o planejamento e os programas da Sict
Secretária Simone Stülp abordou o planejamento e os programas da Sict - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, reforçou que o Rotas da Inovação está percorrendo cada uma das oito regiões do estado para levar a discussão até a quádrupla hélice regional (formada por governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada). “As regiões são próximas, mas têm suas diferenças. As políticas públicas precisam considerar todos esses aspectos para que o estado cresça como um todo. Somente assim poderemos melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas”, pontuou a secretária. 

Simone também enfatizou a importância da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) dentro da lógica do governo Eduardo Leite: “Além do pilar da educação, temos o pilar da inovação, que está no centro da estratégia do governo como um todo. Isso porque a inovação é transversal e deve estar presente nas diferentes ações do governo. Ela é um meio para o desenvolvimento econômico e social”. 

A partir dessa visão, a secretaria elaborou um planejamento estratégico para o ciclo 2023-2026. Segundo Simone, é importante que todos os atores do ecossistema gaúcho participem da construção desse plano, e o Rotas da Inovação funciona como uma oportunidade de aprofundar o diálogo. Dividido em três eixos (Incluir, Transformar e Conectar), o planejamento elenca prioridades como inovação na educação, inovação social, competitividade em setores estratégicos (agronegócio, saúde, semicondutores), transição energética, reconversão tecnológica, cidades inteligentes e ecossistema de inovação. 

A prefeita de Santana do Livramento, Ana Tarouco, comemorou a presença do Rotas da Inovação na cidade: “É maravilhoso ouvir e conhecer essas iniciativas voltadas para a inovação. O desenvolvimento que queremos para a nossa cidade passa pela coletividade. Somos únicos, somos binacionais e queremos uma região desenvolvida e inovadora”. 

Os parceiros do Rotas da Inovação apresentaram seus projetos ao público do encontro. A vice-presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Daniela Eckert, destacou o programa Reginp on the Road, que promove visitas aos associados a cada dois meses – a próxima será em Passo Fundo, em setembro. Já o superintendente de Venture Capital e Inovação do Badesul, Elias Rigon, explicou que a agência de fomento busca criar produtos financeiros para a incentivar a inovação no estado, com foco em startups e outras empresas inovadoras. 

O diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Dario Giovanella, apontou a localização privilegiada do RS, que está no centro do Mercosul, como um fator importante para aqueles que querem inovar. “Aqui, em Livramento, estamos na fronteira com o Uruguai, o que potencializa ainda mais as oportunidades de desenvolvimento”, afirmou. 

Marco Avaliativo Inova RS 

Gestores de inovação da Fronteira Oeste e Campanha participaram da agenda
Gestores de inovação da Fronteira Oeste e Campanha participaram da agenda - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict
Além do momento de apresentações da Sict e dos parceiros, houve ainda o momento dedicado ao Marco Avaliativo do programa Inova RS. A coordenadora do Inova RS na Fronteira Oeste e Campanha, Elisabeth Drumm, ressaltou que diversas cidades da região estão fomentando seus ecossistemas de inovação: “Precisamos mostrar que a inovação não é uma coisa de outro mundo. Inovar é fazer mudanças que tragam benefícios. Também temos que ocupar espaços para que as pessoas conheçam os projetos de inovação”. Ela ainda chamou representantes da Área B – Ecossistema Binacional, da Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec), do Startup Pampa e do Centro de Agrotecnologia e Inovação do Pampa para mostrarem seus projetos. 

O próximo destino do Rotas da Inovação será a região Metropolitana e Litoral Norte. A comitiva liderada pela Sict estará em Gravataí no dia 5 de setembro. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia