Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

#RetrôSict2023 - Ações de fomento às startups se alinham à estratégia de desenvolvimento do RS

Pesquisa RS Tech e Rede RS Startup foram alguns dos destaques do ano

Publicação:

Conselho Estratégico e Comitê Gestor da Rede RS Startup se reúnem no Tecnopuc
Conselho Estratégico e Comitê Gestor da Rede RS Startup se reúnem no Tecnopuc - Foto: Fábio D´Novaes / Rede RS Startup
Por Ascom Sict

O fomento às startups gaúchas foi uma das prioridades da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em 2023. Uma das ações consistiu em incentivar os empreendimentos a participarem de feiras e eventos, como Mercopar (46 startups), Gauten Summit (15), Gramado Summit (10) e Expochurrasco (10), onde puderam expor seus produtos, firmar parcerias e fazer negócios. 

Além disso, a Sict promoveu, ao lado da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e do Instituto Caldeira, o estudo “RS Tech 2023: As startups do ecossistema de inovação gaúcho”, cujos resultados iniciais foram apresentados no South Summit Brazil, em março, e os resultados consolidados, em evento realizado em setembro. 

A pesquisa delineou o perfil das startups gaúchas e de seus fundadores, incluindo o nível de desenvolvimento e os principais desafios encontrados. Foram consideradas startups as empresas com até 10 anos de história, que tivessem faturamento de até R$ 16 milhões e ao menos a metade da equipe trabalhando no Rio Grande do Sul. No total, mais de 300 respostas foram recebidas. 

Resultados do RS Tech foram apresentados pela titular da Sict, Simone Stülp, no Instituto Caldeira
Resultados do RS Tech foram apresentados pela titular da Sict, Simone Stülp, no Instituto Caldeira - Foto: Luciana Salimen / Ascom Sict

Na apresentação dos resultados, a titular da Sict, Simone Stülp, destacou que os 10 setores mais citados no estudo (health tech, ag tech, gestão de negócios, ed tech, retail tech, serviços, bio tech, real estate/construtech, green tech, food tech) correspondem a 68% do mercado estadual. Além disso, ela explicou que as startups gaúchas são jovens, já que 78% delas foram fundadas nos últimos cinco anos. 

“Algo que nos deixou muito contentes foi o grande envolvimento de mestres e doutores na criação de startups. Acreditamos que este é um dos pontos de sucesso do nosso ecossistema. As ações que estamos fazendo estão contribuindo para que as startups sejam baseadas em conhecimento”, comemorou. De acordo com a pesquisa, mais de um terço das startups gaúchas foram fundadas por pessoas com mestrado ou doutorado. 

Outro ponto que chamou atenção foi a baixa adesão das startups ao auxílio de incubadoras (34%), de aceleradoras (28%) e de rodadas de investimentos (21%). Quanto ao acesso a políticas públicas, 72% das startups declararam não conhecer ou não buscar acessar essa forma de apoio. “É uma nova oportunidade de, como Estado, sermos mais assertivos nos programas e políticas que construímos, para reverter esses números”, ressaltou Simone.   

Rede RS Startup 

Outra iniciativa que ganhou força este ano é a Rede RS Startup, movimento colaborativo que visa conectar as startups do estado e articular estratégias para desenvolver o ecossistema de inovação gaúcho 

No South Summit Brazil 2023, foi lançada a plataforma digital da Rede, com a apresentação de funcionalidades e serviços disponíveis na ferramenta. Além disso, foi instalado oficialmente o Núcleo Gestor, grupo responsável por planejar e conduzir as ações da Rede. 

Os gestores também participaram da Expointer, com painel apresentado no palco do RS Innovation Agro. Essas ações foram executadas a partir de um planejamento estratégico, elaborado, em conjunto, pelo Conselho Estratégico e pelo Comitê Gestor da Rede. 

Retrospectiva 2023 

A série #RetrôSict2023 vai ao ar no mês de dezembro e tem o objetivo de destacar, por meio de reportagens no nosso portal e posts nas nossas redes sociais, ações, projetos e programas que marcaram 2023. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia