Realizações da SICT: GameRS
Publicação:
O GameRS é um programa estratégico coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS) focado no setor de jogos eletrônicos. Ele foi desenvolvido em conjunto com as secretarias estaduais da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Econômico no ano de 2020, quando o setor teve um crescimento em faturamento de 100% no Estado.
São objetivos do Programa de Games/RS: contribuir para o desenvolvimento da indústria gaúcha de “games”, de modo que seja competitiva e inovadora; estimular a capacitação de recursos humanos para criar, gerenciar e operar empresas de classe mundial; estimular o acesso a fontes de financiamento que possibilitem o crescimento das empresas e a competitividade nacional e internacional; estimular a geração de ambientes de negócios que propiciem o desenvolvimento sustentado, e contribuir para o aprimoramento de políticas de demanda: o poder público como indutor do consumo público e privado.
Editais
Lançado em setembro de 2021, o Edital SICT 02/2021 - GameRS apoia projetos que contribuem para o desenvolvimento tecnológico no Estado, por meio da implantação de dois Laboratórios de Referência para a realização de testes de Garantia de Qualidade (Quality Assurance) de Jogos Eletrônicos. O valor investido foi de R$ 808 mil, cabendo metade a cada um dos dois projetos melhores classificados, que foram da FEEVALE e da UCS.
Visando a atender uma área ainda pouco explorada no mercado nacional, como é o ramo da testagem de games, objetiva-se fomentar o crescimento deste setor promissor, criando um centro de referência sobre o assunto no país. Por ser um produto digital, o mercado competidor de games é global, e a elevada oferta traz consigo um público consumidor cada vez mais exigente.
Ações
Atualmente, a equipe do programa trabalha na elaboração de um guia de Planejamento Estratégico do setor para o período de 2020-2030, elaborado a partir do resultado do Planejamento Estratégico desenvolvido em outubro de 2021, envolvendo um Grupo de Trabalho formado por 35 atores e 19 diferentes instituições do ecossistema.
O Guia objetiva servir de base para a continuação, bem como para o estabelecimento de novas políticas públicas gaúchas para o setor de games, ao apresentar as principais diretrizes e estratégias, desafios, resultados e projetos para o setor. Acredita-se que a metodologia aplicada no material de construção possa inspirar outros Estados e, possivelmente, também outros países a articular de maneira coordenada um movimento da quádrupla hélice do ecossistema de games em apoio a seus setores estratégicos. Este material se propõe a consolidar a visão estratégica construída de forma compartilhada e a inspirar a partir dos sonhos do setor, sendo um marco na articulação realizada por diversos atores que apoiam o desenvolvimento do setor no Rio Grande do Sul.