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Projeto da Uergs contribui para a inclusão de meninas e mulheres na ciência

Include Gurias promove ações e dissemina o conhecimento nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática

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Meninas participam de projeto da Engenharia de Computação da Uergs
Meninas participam de projeto da Engenharia de Computação da Uergs - Foto: Divulgação Uergs
Por Daiane de Carvalho Madruga / Ascom Uergs

O dia 8 de março marca a luta pelos direitos das mulheres, incluindo a ocupação igualitária de espaços tradicionalmente masculinos, especialmente no mercado de trabalho. Quando se trata da atuação na área de Stem – sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática - essa paridade ainda é um desafio que o Projeto Include Gurias, do curso de Engenharia de Computação da Uergs, busca transpor. 

Ao observar que o ingresso de meninas na Engenharia de Computação estava diminuindo, a professora Fabrícia Damando, idealizadora do projeto, explorou alternativas. “Comecei a buscar formas de estimular que mais meninas conhecessem a área da computação. Outra motivação foi fazer com que as alunas concluíssem a graduação em Engenharia de Computação, se sentindo pertencente ao curso e à área”, conta.  

O Include Gurias, que existe desde 2016, tem duas frentes principais: atividades voltadas a meninas dos anos finais dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico em escolas públicas; e ações que envolvem estudantes do curso de Engenharia de Computação da Uergs. A intenção é estimular meninas e mulheres a usarem sua criatividade para desenvolver o pensamento computacional por meio de ações associadas à inovação tecnológica, tais como: programação em blocos, atividades com uso de arduino (plataforma de prototipagem eletrônica) em sistemas embarcados e criação de  jogos plugados e desplugados.  

Projeto da Uergs busca incentivar participação feminina na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Projeto da Uergs busca incentivar participação feminina na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática - Foto: Divulgação Uergs
Tudo isso é trabalhado por meio de oficinas, palestras, lives e ações de divulgação científica de produções de mulheres que atuam na Ciência. “Eu acredito que promover o contato das meninas com Stem desde cedo, além de proporcionar acesso a uma educação de qualidade, também favorece uma melhoria na sua autopercepção em relação às habilidades lógicas e promove o sentimento de pertencimento aos cursos dessa área”, afirma Fabrícia. 

Para divulgar e envolver estudantes da graduação em Engenharia de Computação no Include Gurias, há um espaço maker do Projeto na Uergs e são ofertadas oficinas e bolsas estudantis. Durante a graduação na Uergs, a engenheira de Computação Michele Liese atuou como bolsista no Include Gurias. Hoje, ela relata como a participação foi uma oportunidade de partilhar seus conhecimentos, além de uma contribuição significativa para o seu desenvolvimento pessoal.  

“Era incrível ir nas escolas para ensinar meninas no Ensino Médio e no Fundamental sobre a área da Stem e passar um pouco do que eu aprendia na faculdade de uma forma adaptada à idade e ao conhecimento delas. É uma forma de mostrar que elas também podem”, relata. “Quando eu percebia que as meninas queriam que voltássemos, isso é muito gratificante! E não só pra elas, mas pra mim também, como aluna da Uergs e agora como profissional”, complementa Michele. 

Entre os demais frutos colhidos pelo Include Gurias, estão a matrícula na graduação de estudantes que conheceram o projeto por meio das ações nas escolas de Educação Básica. O esforço deu resultados: a média anual de matrículas de meninas na Engenharia de Computação da Uergs era de 10% até 2023. Em 2024 e em 2025, esse percentual subiu para 25% com cerca de 10 meninas ocupando as 40 vagas ofertadas a cada ano. 

Docentes que atuam nas escolas atendidas pelo Projeto também têm buscado o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (PPGSTEM) da Uergs em Guaíba. Fabrícia ainda cita outras realizações, como o recebimento de fomento interno e externo para o projeto; a publicação de artigos com resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Include Gurias em revistas nacionais; o desenvolvimento de diversos produtos educacionais e a contribuição para a conquista de vagas de estágio pelas meninas vinculadas ao Projeto. 

Mulheres na ciência 

Apesar de ter registrado um crescimento nos últimos anos, a participação de mulheres ainda é considerada desproporcional à presença masculina nas ciências extas.  Isso acontece desde o ingresso em cursos de Ensino Superior nessa área até a inserção no mercado de trabalho, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para contribuir com a mudança desse cenário. 

Segundo a Unesco, a porcentagem média global de estudantes mulheres na área de Stem é de 35%; A proporção que cai para 30% no recorte Brasil, de acordo com os resultados das pesquisas sobre igualdade de gênero em Stem realizadas pelo Laboratório do Futuro, da UFRJ, que analisou dados de diversas fontes no período entre 2010 e 2019. Esse mesmo estudo também apontou um aumento de 4,2% de presença feminina nas turmas de formandos(as) nstes cursos no período.

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