Plataforma Rede RS Startup é lançada no RS Innovation Stage

Evento nesta quarta (29), no South Summit Brazil, teve a presença do governador e outras autoridades

Evento de lançamento da plataforma Rede RS Startup no RS Innovation Stage
Evento de lançamento da plataforma Rede RS Startup no RS Innovation Stage - Foto: Vinícius Cabral / Ascom Sict
Por JOÃO FELIPE BRUM / ASCOM SICT

A plataforma digital da Rede RS Startup foi lançada nesta quarta-feira (29/3), no RS Innovation Stage, o palco do governo no South Summit Brazil 2023. Durante a apresentação, foram destacadas as funções que estarão disponíveis na plataforma, que conectará atores do ecossistema de inovação gaúcho para promover iniciativas, eventos e oportunidades de negócios.

Anfitriã do evento, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, lembrou que, no ano passado, na primeira edição do South Summit Brazil, foi lançado o manifesto da Rede RS Startup, com a participação de mais de 25 instituições. Depois, em dezembro, foi assinado contrato entre a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) para viabilizar a construção da plataforma. Além disso, na mesma ocasião, foi anunciado o núcleo gestor da rede. “Hoje, temos a alegria de lançar a plataforma, que foi desenvolvida pela Procergs, em um projeto capitaneado pelo programa Startup Lab, da Sict. Diversas outras instituições se envolveram e contribuíram para essa iniciativa pioneira”, disse Simone.

O governador Eduardo Leite enfatizou que a plataforma poderá congregar todos os atores do ecossistema de inovação e acelerar a integração entre eles, com grande benefício para as startups do RS. “Houve 70% de aumento no número de startups no ano passado no estado, e a plataforma surge como um respaldo para quem quer desenvolver os seus negócios. Agora, temos que espalhar a novidade, para que a plataforma tenha o impacto positivo esperado”, afirmou ele.

O diretor-presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), José Antonio Costa Leal, ressaltou que o desafio de desenvolver a plataforma em apenas três meses foi cumprido com sucesso. “É uma plataforma inédita não apenas no Rio Grande do Sul, mas no Brasil. Estamos muito felizes em poder fomentar cada vez mais a inovação”, concluiu.

O núcleo gestor da Rede RS Startup foi escolhido através de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs) - do qual a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), teve a proposta vencedora. Segundo a coordenadora do núcleo gestor, Clarice Schneider Lamb, o projeto terá a duração de três anos e contará com 12 gestores atuando no auxílio às startups. “Estamos fazendo o planejamento das ações e vamos começar a visitar as startups de todo o estado para trabalhar em áreas como orquestração, assessoria de imprensa, relacionamento com empresas, internacionalização, desenvolvimento de talentos e impacto social”, apontou.

São 10 serviços e funções disponíveis atualmente na plataforma: onboarding (cadastro, classificação e recomendações); calendário/agenda de eventos; dashboard/mapa do ecossistema; trilha do desenvolvimento; balcão de oportunidades; integrações; validação – selos; cadastro qualificado; plataforma adaptativa; e busca e pesquisa. Conforme a gerente da Divisão de Serviços Digitais da Procergs, Cristiane Ligabue Chemello, trata-se de uma plataforma simples e ágil, com interface de fácil navegação. “Temos, por exemplo, um mapa do ecossistema com informações georreferenciadas, um calendário de eventos, uma trilha de desenvolvimento para as startups, além de desafios com oportunidades de negócios para as startups consultarem e se inscreverem”, descreveu.

Acesse a plataforma aqui.

Sobre a rede

A Rede RS Startup é um movimento colaborativo que busca tornar o Rio Grande do Sul líder na criação, no desenvolvimento e na atração de startups, posicionando a inovação e o empreendedorismo no centro do processo de desenvolvimento social e econômico do estado. A plataforma foi construída de forma conjunta por diversos atores do ecossistema de inovação gaúcho e tem diferentes funcionalidades. Fazem parte da rede, entre outros, parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, agências de fomento, bancos, associações e entidades da sociedade civil.