Planejamento e programas da Sict são apresentados em reunião da Governança do Tecnosinos
Secretária Simone Stülp participou do encontro nesta terça (23), em São Leopoldo
Publicação:

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, participou, nesta terça-feira (23), da segunda reunião da Governança do Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos) 2023. Ela apresentou o planejamento estratégico e os programas da pasta para o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Leopoldo, Juliano Maciel, o gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, e outros integrantes do grupo.
Simone pontuou que a inovação está entre as prioridades estabelecidas pelo governo do Estado. “Por ser transversal, a inovação é um meio para alavancar todas as áreas e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou. A secretária também destacou que o RS ficou em primeiro lugar em inovação, por dois anos seguidos, no ranking de competitividade dos estados do Centro de Liderança Pública (CLP): “A excelência das nossas universidades contribui para esse primeiro lugar. Temos um número crescente de pessoas qualificadas, incluindo mestres e doutores".
Outro tópico abordado foi o planejamento estratégico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) para o período de 2023 a 2026. Estruturado em três eixos (transformar, conectar e incluir), o plano abrange pontos como competitividade em três setores estratégicos - agronegócio, que envolve a criação de um centro de inteligência do agro; saúde, que compreende projetos de melhor qualidade de vida da população; e semicondutores, que inclui a formatação de um programa para capacitação de pessoas. “Queremos discutir também a questão das cidades, que é onde a vida das pessoas acontece. Como a secretaria pode se aproximar cada vez mais do poder público municipal? Temos a Lei Gaúcha de Inovação, mas faltam algumas regulamentações. Podemos auxiliar os municípios a estabelecerem seus próprios marcos da inovação", disse Simone.
Além disso, a secretária apontou programas da Sict e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs) que desenvolvem políticas públicas importantes. Entre os citados, está o programa Educar para Inovar, uma parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e a Junior Achievement. O programa agora tem selo de chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “De que forma a inovação pode colaborar para a educação de jovens e crianças? O Educar para Inovar, por exemplo, trabalha com escolas públicas na capacitação de professores e alunos”, apontou.
O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, agradeceu a presença da secretária e elogiou o trabalho feito no Estado em prol da inovação, ciência e tecnologia.