Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Pitch de startups é atração no espaço do governo na Gramado Summit

Último dia do evento teve também articulações da Rede RS Startup

Publicação:

Startups se apresentaram na Gramado Summit
Apresentação de startups no Gramado Summit 2023 - Foto: Bernardo Leso / Sict
Por Adriana Figueiredo / Ascom Sict

O estande do governo do Rio Grande do Sul recebeu um pitch de startups na manhã desta sexta-feira (14), último dia da Gramado Summit, na Serra Gaúcha. As 10 startups participantes foram selecionadas pelo edital Startup Lab 01/2023 para exporem nos três dias de evento com apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). 

A programação foi mediada pelo gestor de inovação e tecnologia (GIT) da região Serra Gaúcha vinculado ao programa Startup Lab, Vinícius Piva, que destacou a Gramado Summit como uma oportunidade para as startups estabelecerem conexões de negócios. “O objetivo do edital era colocar as startups em contato com o seu público-alvo, para que parcerias fossem estabelecidas”, explicou. 

Conheça as startups participantes: 

  • Agroteams Escola de Campo: Com o propósito de conectar a tradição e a inovação no campo, oferece formação ao profissional que trabalha no campo pensando na superação dos principais desafios do setor. 
  • Ciclo: Aplicativo voltado para economia circular e logística reversa. Fomenta o descarte correto dos materiais, oferecendo dinheiro em troca de recicláveis. 
  • Consignado app: Plataforma para democratizar o acesso ao crédito consignado. Ao automatizar o processo, torna-o mais prático, rápido e seguro. 
  • Farmacont: Soluciona processos contábeis no campo e leva gestão financeira para produtores rurais, beneficiando o produtor e o contador rural. 
  • Floki: Desenvolve softwares para o monitoramento de máquinas industriais e faz uso de um relógio inteligente para tornar o processo mais rápido e eficiente para o usuário. 
  • Inovapictor: Busca tornar a propriedade intelectual mais acessível e simplificada, auxiliando nos processos de estabelecimento de marca. Criou o Pibot, um bot pensado para se tornar um hub de propriedade intelectual. 
  • Lógica para todos: Oferece oficinas, aulas e treinamentos de robótica e programação para escolas. Busca desenvolver habilidades empreendedoras e o pensamento disruptivo nos estudantes. 
  • Pix force: Atua com soluções na área de visão computacional, extraindo dados e informações através de imagens, como documentos e fotos. 
  • Veloce tech: Tecnologia para simplificar e facilitar a experiência dos clientes. Cria soluções pra integrar meios físicos e digitais, unindo o e-commerce ao ambiente físico. 
  • WeConecta: Auxilia no diagnóstico precoce de câncer, em especial de câncer de mama e de colo de útero, e identifica a probabilidade de desenvolvimento da doença. 

Rede RS Startup busca novas inscrições 

O Núcleo Gestor da Rede RS Startup participou da Gramado Summit nesta sexta e apresentou a rede para as startups apoiadas pelo edital Startup Lab. O objetivo foi não só explicar o trabalho, mas também incentivar a inscrição das startups na plataforma Rede RS Startup, que busca ser um espaço centralizado para a organização do ecossistema gaúcho de startups. 

“Em eventos como a Gramado Summit, podemos entrar em contato diretamente com as startups, explicar a plataforma e salientar a importância de elas serem parte da iniciativa, explicitando quais são as ações disponíveis para quem está na plataforma”, observou a coordenadora do Núcleo Gestor, Clarice Lamb. Segundo ela, a plataforma Rede RS Startup atua como uma “vitrine”, proporcionando visibilidade para as startups gaúchas em âmbito estadual e nacional. “Buscamos cooperação, para que possamos crescer juntos e fazer do Rio Grande do Sul um estado realmente rico, com toda essa força que temos aqui”, completou. 

A Rede RS Startup é uma iniciativa da Sict em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do RS (Procergs) e a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp). Fazem parte da rede diversos atores do ecossistema de inovação estadual, como parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, agências de fomento e bancos, associações e entidades da sociedade civil. 

Edital Startup Lab 01/2023 

O certame selecionou startups gaúchas nas áreas de turismo, e-gov, edtech e outras para receberem aporte financeiro para participação como expositoras na Gramado Summit. O valor aportado pela Sict incluiu a taxa inscrição de cada uma das 10 startups selecionadas e a quantia referente à reserva do espaço. Foram recebidas e avaliadas 41 inscrições para o edital. 

Gramado Summit 

A Gramado Summit é um evento de inovação realizado no Serra Park, em Gramado, entre os dias 12 e 14 de abril. Mais de 200 palestrantes vão discutir o ecossistema de inovação global. As trilhas de conteúdo envolvem temas como vendas, gestão e estratégia, finanças, saúde no trabalho, ecossistema de startups e comunicação e marketing. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia