Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

O futuro da agricultura digital é debatido em painel no RS Innovation Stage

Debate foi pautado por investimentos e recursos humanos

Publicação:

Foto plateia e painelistas
Investimentos em tecnologia e recursos humanos ganharam destaque no evento - Foto: Lauro Alves/Secom
Por Jéssica Moraes/Ascom Sict

O futuro da agricultura digital foi foco de um dos painéis do RS Innovation Stage, na manhã desta sexta-feira (22/3), no último dia de South Summit Brazil, evento correalizado pelo Estado. No palco do governo gaúcho, especialistas apresentaram suas visões sobre a importância da tecnologia para potencializar a agricultura. 

O cientista chefe do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, Carlos Eduardo Pereira, destacou que o futuro da agricultura passa pelos avanços tecnológicos constantes e aprimorados. “A agricultura, no passado, era muito simples e rudimentar: o agricultor plantava e rezava para chover. Hoje, temos agricultura de precisão e isso passa por conhecimento. Temos que desenvolver competências e formar recursos humanos. Ou seja, a educação é uma aliada fundamental e multidisciplinar. A digitalização da agricultura potencializa as coisas”, comentou.  

Na esteira da formação de recursos humanos, o gerente da divisão de Tecnologia e Inovação do Senai RS, Victor Gomes, apontou a necessidade de discutir o futuro para se posicionar como país destaque em agricultura digital. “A tecnologia nos move, mas o que vem antes? Não se desenvolve ciência e tecnologia sem recursos para estrutura e pessoas. Precisamos pensar em um país que não apenas desenvolva projetos tradicionais para agricultura digital, mas que gere conhecimento na área para que possamos progredir para um plano maior, orbitando grandes projetos globais”, analisou.  

O diretor de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Everaldo Daronco, destacou algumas iniciativas da pasta na área. “O programa Inova RS, por exemplo, tem seis, das oito regiões, vinculadas ao agronegócio. Incentivamos esse desenvolvimento por meio de editais. Só em 2023 totalizamos R$ 37 milhões em investimentos nas mais diferentes áreas do agro”, salientou.   

Além disso, a Sict lançou, na Expointer do ano passado, o Centro de Inteligência do Agro. A iniciativa é uma das principais estratégias traçadas pela pasta para potencializar a inovação no agronegócio gaúcho. 

Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia