No RS Innovation Stage, especialistas discutem relevância de startups para o desenvolvimento regional
Painel integrou a programação do South Summit Brazil
Publicação:

Com a participação do governo, da academia e da sociedade civil organizada, o painel O Papel das Startups no Desenvolvimento Regional ocorreu na tarde desta quarta-feira (9), no RS Innovation Stage. O palco integra a programação do South Summit Brazil, que é correalizado pelo governo do Estado e segue acontecendo até sexta (11), no Cais Mauá.
A diretora de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Andréia Dullius, destacou a estratégia do governo para desenvolver o ecossistema de startups gaúchas. “Temos vários programas, como o Inova RS, que olha para o estado inteiro com suas especialidades regionais, e o Startup Lab, que aproxima empresas e startups em rodadas de negócios. Ajudamos a fomentar as startups, e elas retroalimentam esse sistema contribuindo para a economia”, apontou.
Para a coordenadora da Rede RS Startup – iniciativa vinculada à Sict –, Clarice Lamb, o valor das startups para o desenvolvimento regional envolve diversos fatores. “As startups impulsionam a economia através da inovação, e a inovação traz competitividade ao mercado. Elas levam o Rio Grande do Sul para fora do país e mostram que temos a competência necessária. Geram emprego e renda. Na Rede, juntamos todas essas informações para fomentar esse ecossistema”, afirmou.
O professor Artur Gibbon, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), abordou o tema a partir da visão de quem está no interior do Estado. “Sou de Rio Grande, e estar distante de grandes centros dificulta o desenvolvimento de startups. No entanto, elas são extremamente relevantes no interior porque diversificam a matriz produtiva e a economia local. Além disso, permitem que as pessoas fiquem nas suas cidades. Se não há emprego ou possibilidade de crescer, a pessoa vai para outros lugares”, exemplificou.
A mediadora do painel foi Daniela Eckert, presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), entidade que reúne 55 associados entre parques tecnológicos, hubs de inovação, incubadoras, aceleradoras, bancos, entre outros.
Acompanhe ao vivo a programação completa do RS Innovation Stage no SSB 2025.