Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Investimento em pesquisa e inovação no RS é destaque em fórum de pró-reitores da Região Sul

Secretária Simone Stülp participou de mesa redonda nesta quarta-feira (4)

Publicação:

Mesa redonda com representantes de RS, SC e PR ocorreu no Encontro do Foprop
Mesa redonda com representantes de RS, SC e PR ocorreu no Encontro do Foprop - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict
Por João Felipe Brum / Ascom Sict

As pastas de Inovação, Ciência e Tecnologia dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná se reuniram nesta quarta-feira (4) para debater ações e propostas de desenvolvimento das áreas de pesquisa e pós-graduação. A mesa redonda integrou a programação do Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) da Região Sul, que está sendo realizado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). 

A titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), Simone Stülp, apresentou as principais iniciativas desenvolvidas pelo governo para fomentar a área. Entre os destaques, ela mencionou o South Summit Brazil, o programa Inova RS e os editais lançados nos últimos anos. 

“Em 2023, tivemos o recorde de investimentos em inovação, ciência e tecnologia no estado, com R$ 208,7 milhões em editais e chamadas públicas anunciados. Também vale destacar que o Rio Grande do Sul é líder em inovação no Brasil, conforme o ranking 2024 do Centro de Liderança Pública”, ressaltou Simone.

Secretária Simone Stülp apresentou investimentos e projetos do governo do RS
Secretária Simone Stülp apresentou investimentos e projetos do governo do RS - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict

“Agora, estamos trabalhando numa política estadual de inovação, ciência e tecnologia, que é um importante documento norteador. Além disso, temos projetos sendo elaborados que dialogam com a proposta do Foprop, voltados para atração e manutenção de talentos”, completou. 

Outro ponto citado foi o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, um órgão da estrutura do Plano Rio Grande focado na avaliação e proposição de ações nos eixos emergencial, reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. 

A mesa redonda foi coordenada pelos professores Ricardo Bittencourt, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), e Paulo Silva, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Também participaram o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Ramicés dos Santos Silva, e a professora Silvia Meletti, representando a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. 

Sobre o evento 

O Encontro do Foprop da Região Sul busca promover debates e reflexões sobre os rumos e pleitos da pesquisa e da pós-graduação no sul do Brasil, com a presença de pró-reitores das instituições de ensino públicas, comunitárias e privadas. Também aborda questões de resiliência climática e o papel das universidades nessa temática. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia