Inovação social é tema de palestra em evento em Santa Cruz do Sul
Assessores da Sict participaram do Eli Summit RS nesta quinta (1)
Publicação:

“As cidades estão focadas em inovar em torno de lugares específicos, que são os grandes centros, esquecendo-se do restante, que são os territórios periféricos. Nossa ideia é descentralizar”, afirmou o assessor de Gestão e Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (Sict), Michel Couto, em palestra realizada nesta quinta-feira (1), no Eli Summit RS. O evento dos ecossistemas locais de inovação é promovido pelo SebraeX e ocorre na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A proposta se insere no planejamento estratégico da Sict para o período 2023-2026 – o eixo “Incluir” abrange a inovação social. “Queremos criar hubs de inovação em áreas periféricas, sejam urbanas ou rurais. Precisamos diminuir a lacuna que existe entre as periferias e os centros. No interior, destaco o Inova RS, que busca ativar as oito regiões e fazer projetos de impacto”, apontou Couto. O programa Inova RS, da Sict, dividiu o estado em oito ecossistemas regionais de inovação e atua na articulação dos diferentes atores envolvidos em cada um deles.
Durante a palestra “Soluções inovadoras para os desafios sociais enfrentados pela comunidade”, Couto falou sobre sua origem e experiência na periferia. Após desenvolver diversas atividades profissionais e culturais, ele percebeu a necessidade de investir em inovação. “Os hubs na periferia melhoram o acesso a tecnologias, mas também aumentam a autoestima e o senso de pertencimento das pessoas”, contou ele, que atua no Morro da Cruz, em Porto Alegre. Nessa comunidade, está sendo implementado o piloto do programa Territórios Inovadores, uma iniciativa do movimento Pacto Alegre, do qual a Sict faz parte, e da prefeitura da Capital.
Projetos da Sict nos Vales
Ainda no Eli Summit RS, o assessor de Gestão e Inovação da Sict Diego Silva participou de rodadas de negócios para apresentar o Inova RS a empreendedores, líderes públicos e acadêmicos. Além de abordar a trajetória do programa, ele explicou o planejamento estratégico da pasta. "É importante ouvir esses agentes e buscar possibilidades de se conectar com eles", afirmou.
Para completar, Silva acompanhou uma visita guiada ao espaço do Living Vales, que é um projeto para a construção de um living lab na região dos Vales apoiado pelo edital Tec4B 2021, da Sict, no valor de R$ 988 mil, e que está em fase final de implementação.
Sobre o Eli Summit
O Eli Summit está sendo realizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul. Focado em uma programação gratuita que busca oferecer conteúdo e promover a conexão entre os principais atores do mercado de startups, tecnologia, educação e investimentos, o evento começou na quarta (31) e vai até esta quinta (1), em Santa Cruz do Sul.