Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Inovação e sustentabilidade são tema de palestra da Sict em evento do setor florestal

CMPC SIF Summit ocorre no Instituto Caldeira, em Porto Alegre

Publicação:

Secretária Simone Stülp participa do CMPC SIF Summit, no Instituto Caldeira
Secretária Simone Stülp participa do CMPC SIF Summit, no Instituto Caldeira - Foto: João Felipe Brum/Ascom Sict
Por João Felipe Brum/Ascom Sict

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) apresentou ações focadas em resiliência e sustentabilidade em painel realizado nesta quarta-feira (9), no CMPC SIF Summit. O evento, voltado para inovação no setor florestal, está acontecendo até esta quinta (10), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. 

A titular da Sict, Simone Stülp, apresentou as principais políticas públicas de inovação, ciência e tecnologia para a área.No mapa estratégico do governo, temos como um dos destaques a promoção da sustentabilidade ambiental, fomentando a transição energética e a adaptação às mudanças climáticas, o que toca o tema que estamos discutindo neste evento”, frisou. 

Entre as iniciativas, a secretária ressaltou a importância do Plano Rio Grande, criado após as enchentes de 2024, e do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, formado por especialistas em questões ligadas ao clima.  

“Neste momento, temos o Comitê Científico na estrutura de governança do Plano Rio Grande, fazendo a conexão com pesquisadores que estão nas universidades apoiando a tomada de decisão. Para além da construção de pareceres, o Comitê faz também o relacionamento com a sociedade por meio de ações sociais, principalmente nas áreas mais atingidas do Estado”, apontou Simone. 

Outras políticas destacadas foram o programa Techfuturo, o Centro de Inteligência do Agronegócio e os editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) que receberam recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs): Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Voltado a Desastres Climáticos, com valor de R$ 45 milhões, e Programa Manutenção de Talentos Tecnológicos - Emergência Climática, com valor de R$ 14,4 milhões. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia