Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

INOVA RS: confira as novidades de outubro da região Central

Publicação:

Boletim Informativo Inova RS Centro
Boletim Informativo Inova RS Central

No dia 21 de outubro, a região Central participou da Reunião Estratégica com a presença ilustre do pesquisador Elias G. Carayannis, economista grego-americano que atualmente é professor titular de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo na Escola de Negócios da Universidade George Washington em Washington D.C.

No evento, o pesquisador colaborou com a sua visão sobre a Quíntupla Hélice (sociedade, universidades, empresas, comunidade e meio ambiente) e sobre a ativação de ecossistemas regionais de inovação.

A reunião foi mediada pelo coordenador do Programa INOVA RS Diego Silva, juntamente com o gestor de Inovação George Canfield, que realizou a apresentação sobre o contexto do Programa INOVA RS, desde o seu surgimento, passando pelas áreas estratégicas e o andamento dos três Grupos de Trabalho, a saber: Agroconnect, Bioinsumos e Food System.

Screenshot 2021 10 21 13 21 53
-

Grupo de Trabalho sobre Bioinsumos

A partir do progresso da metodologia de Design Thinking, o gestor de Inovação Diego Gabbi identificou novas possibilidades de projetos, interação e negócios que possuem o perfil da região Central. O próximo objetivo, em novembro e dezembro, será realizar formações voltadas à etapa do Bioconnect - abordando Open Agro Innovation aos atores, empresas e negócios. Objetiva-se, através desses conteúdos, sensibilizar e fortalecer a quarta pá da hélice – a comunidade.

O pontapé inicial será a realização, no dia 10 de novembro, às 19 horas, da III Jornada de Inovação no Agro, de forma online, através das redes sociais da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT RS). O evento contará com a exposição de dois casos abordando o desafio das startups de biotecnologia – da pesquisa ao mercado. Essa atividade é uma cooperação entre os gestores de Inovação das regiões Central e Vales.

Educar para Inovar
O gestor de Inovação Diego Gabbi participou da capacitação sobre a Trilha 2 - Gestão na Prática - do programa Educar para Inovar. A ação visou a acompanhar o conteúdo, as interações e as futuras parcerias com a conexão da quádrupla hélice (universidades, comunidade, governo e empresas), com o programa, visando, assim, a promover o fortalecimento e a busca de parceiros estratégicos.

Screenshot 2021 09 23 20 35 45
-

Grupo de Trabalho Food System Education

O Grupo de Trabalho (GT) Food System Education atua numa trilha construída através do mapeamento de diagnóstico entre os atores da quádrupla hélice. Os pilares Interdisciplinaridade, Competitividade, Colaboração e Governança têm um conjunto de ações para um processo de sensibilização na Região Central.

Dentre as ações realizadas, a gestora Fabiane Weiler tem construído a rede de interesse do GT através de reuniões para comunicar os entregáveis e captar apoio e suporte na ERI.

Na Câmara Municipal de Santa Maria, foi comentada a importância de um plano de transformação digital junto à Comissão de Revisão do Plano Diretor. A inserção da AHTURR SM (Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagem e Turismo de Santa Maria) se deu de modo a acompanhar as demandas locais e regionais relacionadas ao sistema alimentar.

Foi realizada, também, reunião com a equipe do Educar para Inovar com vistas a desenvolver uma olimpíada regional de inovação com enfoque na sustentabilidade, inclusão e tecnologias para o sistema alimentar nas escolas públicas do Estado.

Foram feitas movimentações no sentido de apoiar parceiros para as ações de novembro com um circuito em rede de workshops. Além disso, houve a execução da ação “Diálogos Regionais” e organização de outros encontros, assim como o estabelecimento de uma agenda para Lideranças Regionais sobre ecossistema de inovação.

Dentre as ações, destacam-se ainda a inserção do programa Produtos Premium na região, o mapeamento de empresas de pequeno, médio e grande porte produtoras de alimentos e bebidas, e também o mapeamento de empresas distribuidoras de alimentos e de startups do ecossistema local. A região participou, ainda, da Frente Parlamentar das Oliveiras na região do Recanto Maestro (São João do Polenise).

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia