Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

INOVA RS: confira as novidades de novembro da região dos Vales

Publicação:

Informativo Inova RS Vales
Informativo Inova RS Vales

III Jornada da Inovação no Agro

No dia 10 de novembro, as regiões do INOVA RS “Produção e Norte”, “Fronteira Oeste e Campanha”, “Vales”, “Noroeste e Missões”, “Central” e “Sul” apresentaram uma conversa sobre “O papel das Startups de biotecnologia na conexão entre a pesquisa científica e o agronegócio", com os convidados Alexandre Rieger, sócio fundador da ConnectBio, e Luis Eduardo Curioletti, diretor de Inovação e Desenvolvimento na Bioagreen Agrociências. A mediação ficou a cargo de Thomas Müller Schmidt, gestor de Inovação e Tecnologia no programa INOVA RS - região dos Vales, e Isadora Vilanova, jornalista da plataforma Alimento de Origem. 

Print de uma reunião online com quatro pessoas
A Jornada da Inovação no Agro envolveu seis regiões do INOVA RS

Na primeira rodada de conversas, os convidados puderam abordar temas relacionados às oportunidades do setor agrícola e as dificuldades que as startups encontram no início de suas atividades. Em seguida, discutiu-se um pouco mais sobre como a biotecnologia agrícola pode se tornar acessível aos pequenos produtores rurais, de que forma essa tecnologia pode contribuir para tornar o agronegócio cada vez mais sustentável e como as universidades têm contribuído para isso através dos seus parques tecnológicos. 

Setores da Visão Futuro da região dos Vales são contemplados com investimentos de R$ 500 mil

Com a aprovação da proposta intitulada “Inova + Vales: desenvolvendo o ecossistema regional de inovação” no início de novembro, os setores Agroalimentar, Saúde e Serviços, definidos na Visão de Futuro da região dos Vales, receberão um aporte de R$ 500 mil através de recursos captados pelo Edital INOVA 01/2021. 

O edital objetiva apoiar projetos estratégicos fundamentados em critérios de especialização inteligente e alinhados às competências produtivas dos ecossistemas regionais de inovação do RS, que envolvam a formação de parcerias entre as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) e empresas, entidades da sociedade civil organizada, serviços sociais autônomos e órgãos do poder público interessados na execução de projetos de inovação voltados ao desenvolvimento regional. 

Cinco subprojetos fazem parte da proposta aprovada: “Plantas Bioativas: Plataforma Agro dos Vales”, “Biofábricas para produção massal de agentes biológicos e bioconversão”, “Reaproveitamento de resíduos Hortifrutis”, “Automação Hospitalar - Transferência de Pessoas com Deficiências sensório-motoras” e “Monitoramento de arboviroses transmitidas por Aedes aegypti: um estudo piloto”. A proposta, encaminhada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), contou com o envolvimento direto de empresas, governo e sociedade civil organizada.

Desenho da quádrupla hélice com logos das entidades representantes de cada pá

DemoDay Unisc

No dia 18 de novembro, o programa StartupRS Start promoveu o evento DemoDay, com a apresentação final das startups que integraram a turma do programa. O evento aconteceu no auditório central da Unisc, às 19h, e marcou o encerramento do ciclo das startups, com o pitch sobre seus empreendimentos. O programa foi destinado para empresas, empreendedores e startups em estágios iniciais com ideias inovadoras a serem desenvolvidas. Ao longo de sua realização, as startups contaram com workshops e consultorias com profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc), especialistas no desenvolvimento de novas startups. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae e a Itunisc.

Apresentação em um palco. Duas pessoas e um telão no palco.

INOVA RS INDICA: Tecnovitis 2021 - Feira de Tecnologia para Viticultura

A feira compreende a apresentação de técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura, reunindo produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva. Serão apresentadas novas tecnologias, equipamentos e produtos da viticultura e oferecidas palestras, demonstrações técnicas a campo e exposição de produtos e serviços para o setor. 

Evento gratuito, não requer cadastro antecipado. Carteira de vacinação obrigatória! Para acompanhar a feira ao vivo acesse a Tecnovitis TV.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia