INOVA RS: confira as novidades de janeiro da região Central
Publicação:

Região Central apresenta sua primeira agenda estratégica para os Ambientes de Inovação
No mês de janeiro, a partir das reuniões de feedbacks dos atores da Região Central, os gestores de Inovação criaram e realizaram a 1ª Agenda do Conexão INOVA. A iniciativa tem o objetivo de promover a sensibilização, aproximação e sinergia das atividades promovidas pelos Ambientes de Inovação através dos programas de geração de tecnologias e inovação para as áreas da educação, agronegócio, defesa e segurança.
No pontapé inicial do projeto, em janeiro, foram realizados três encontros presenciais de alinhamento e construção coletiva. No primeiro momento - direcionado aos ambientes de Inovação - foram identificadas novas possibilidades de articulações, parcerias estratégicas com empresas e geração de negócios com a identidade única da Região Central. O próximo momento, em fevereiro, consistirá em encontros locais englobando as agendas que disseminem conteúdos e ações e que fortaleçam a ligação com novas empresas, iniciativas públicas e a comunidade.
“Conexão INOVA” chega na START - UNICRUZ
No dia 10 de janeiro, os gestores de Inovação Diego Gabbi e Fernanda Trevisan estiveram presentes na cidade de Cruz Alta, em conversa com o reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto, e com o coordenador geral da START – UNICRUZ, Juliano Alves. A reunião teve como finalidade estreitar os vínculos com atores da hélice acadêmica do programa INOVA RS, conhecer as instalações físicas e estruturais dos ambientes de Inovação e conhecer as ações em execução vinculadas à START - Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Cruz Alta, bem como tratar da calendarização de eventos e, principalmente, da necessidade da região do Alto Jacuí unificar seus esforços.
Atualmente, os ambientes de inovação passam por uma transição, focando seu olhar no presente para a incubadora tecnológica, investindo na capacidade de geração de novos negócios e oportunidades para toda a região de Cruz Alta. Foi salientado, ainda, o potencial das cidades de Panambi e Unistalda com relação ao seu perfil empresarial e de distribuição de tributos, que pode ser positivo para a captação de alunos para a instituição e a permanência desse capital intelectual na região.
“Conexão INOVA” chega ao Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari - URI
No dia 13 de janeiro, os gestores de Inovação Diego Gabbi e Fernanda Trevisan estiveram presentes na URI, na cidade de Santiago, com o objetivo de conhecer os projetos desenvolvidos pelo Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ). Através das suas alianças locais, a iniciativa vem estabelecendo conexões no ambiente de Inovação do Vale do Jaguari entre academia, governos, empresas e sociedade civil organizada há décadas.
Na oportunidade, o gestor do PMTVJ, professor Julio Cesar Wincher Soares, realizou uma apresentação sobre a cooperação, capacitação e qualificação que os produtores e produtos recebem por meio das instituições vinculadas. Na apresentação, foi destacada a proposta aprovada no Edital INOVA 01/21 pela Região Central, que possibilitará a rastreabilidade e autenticidade do mel do Vale do Jaguari frente aos mercados globais.
Educar para Inovar abraça a Escola Estadual Thomás Fortes
No dia 13 de janeiro, a partir do progresso com o comitê regional do Educar para Inovar na Região Central, o gestor de Inovação Diego Gabbi realizou a primeira visita à Escola Thomás Fortes, em Santiago, com o objetivo de compreender, escutar e diagnosticar a geração de novas oportunidades para o programa.
O Educar para Inovar contribui para a transformação educacional através da aproximação da quádrupla hélice (universidades, comunidade, governo e empresas). Fomenta, assim, a criação de uma rede de profissionais e a conexão com as suas práticas de promover o protagonismo dos estudantes, preparando-os para o mercado do futuro a partir do autoconhecimento, da inovação tecnológica e do empreendedorismo intensivo em conhecimento.
Conexão INOVA estabelece articulação estratégica em Cachoeira do Sul
No dia 20 de janeiro, foi realizada, na Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços (CACISC), a reunião de sensibilização no município de Cachoeira do Sul, conduzida pelas gestoras do INOVA RS Fernanda Trevisan e Marta Elisa Vargas, juntamente com o executivo da entidade, Celso Rafael Elesbão.
Na ocasião, foi apresentada a visão e a proposta do programa INOVA RS na Região Central, assim como seus eixos de trabalho e os resultados esperados. Ainda neste momento, a entidade empresarial expôs de forma positiva a integração nesta iniciativa do programa e, por essa razão, tomou a frente para interação com os segmentos presentes. Considera-se esse um encontro prévio para dar início ao alinhamento do planejamento do ano de 2022 de Cachoeira do Sul e, também, para sensibilizar sobre a importância da sinergia de todas as hélices e do acompanhamento efetivo para desenvolvimento da cultura de Inovação e Tecnologia.
No encontro, estiveram presentes os representantes da CACISC, Maria Luisa Bonini, da Secretaria de Indústria e Comércio, Carmen Siqueira, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Diego Cruz, da UERGS, Alberto Knies, da Universidade Federal de Cachoeira, Lucas Delonghi e da Secretaria de Desenvolvimento, Lucíula Pinto.
INOVA RS Central amplia parceria estratégica com EMATER
No dia 17 de janeiro, as gestoras de inovação Fernanda Trevisan e Marta Elisa Vargas visitaram a Emater de Santa Maria e apresentaram o projeto INOVA RS ao gerente regional Guilherme Godoy. Na ocasião, discutiu-se sobre algumas propostas de ações alinhadas com as demandas da região, voltadas para o pequeno produtor rural e agroindústria, dando ênfase - na articulação com o programa INOVA RS - à necessidade de se buscar soluções à irrigação e ao fomento da piscicultura e da agroindústria da região Central.