INOVA RS: confira as novidades de dezembro da região Noroeste e Missões
Publicação:

INOVA RS celebra conquistas dos 2 anos de atuação e avanços de seus programas em evento realizado pela SICT
A equipe da região Noroeste e Missões, representada pelos gestores de Inovação Cleber Graef, Maria Buss e Jerry Joris apresentou os resultados dos dois anos de atuação do programa INOVA RS na região em evento realizado em Porto Alegre. Em um primeiro momento, os gestores de Inovação e Tecnologia dos oito Ecossistemas Regionais de Inovação apresentaram os resultados das suas regiões.
Os principais resultados da atuação da região Noroeste e Missões foram a captação de R$ 1,5 milhões de recursos em editais, através de apoio e articulação entre os integrantes da quádrupla hélice na região, envolvendo a participação de instituições de ensino, empresas, membros da sociedade civil através dos grupos de trabalho setoriais e comissões técnica e estratégica e governo. Inicialmente, foram realizados cinco workshops para a sensibilização dos stakeholders em relação à atuação do programa INOVA RS na região, com 15 empresas envolvidas na composição da Mesa e no desenvolvimento de projetos de inovação regionais, tendo ainda a parceria de várias instituições de ensino da região. Foram realizados ainda três hackathons com o intuito de incentivar soluções inovadoras para problemas reais identificados pelas empresas participantes do evento. A premiação dos três eventos somou 56 mil reais captados através do apoio das empresas participantes.
Dando continuidade às ações de encerramento do ano, a região Noroeste e Missões participou de uma oficina de planejamento do INOVA RS 2022, realizada pelo Departamento de Ambientes de Inovação (DEAI/SICT) no dia 1° de dezembro, envolvendo as equipes do Núcleo INOVA RS e os 24 gestores de Inovação e Tecnologia que atuam nos oito Ecossistemas Regionais de Inovação do Estado. As atividades aconteceram com o apoio da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que recebeu os integrantes em seu campus de Porto Alegre.
Durante todo o dia, os participantes trabalharam na construção de propostas de ações que ajudem o programa a superar desafios-chave em 12 linhas temáticas, envolvendo prospecção de recursos financeiros, estruturação de parcerias interestaduais, fomento à inclusão e diversidade nos projetos, construção de indicadores, entre outros.
Durante as atividades da oficina, a equipe recebeu a visita do secretário Luis Lamb, que sinalizou entusiasmo após a apresentação dos avanços dos projetos dos ecossistemas no Evento Anual. Ao final do dia, os gestores apresentaram os resultados das construções em grupo ao diretor Everaldo Daronco e ao coordenador Diego Silva.