Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

INOVA RS: confira as novidades de dezembro da região Central

Publicação:

Boletim Informativo Inova RS Centro
Boletim Informativo Inova RS Central

Evento Anual de Avaliação do INOVA RS

No dia 30 de novembro, ocorreu o Evento Anual de Avaliação e Reconhecimento do programa INOVA RS com a finalidade de reconhecer, celebrar e apresentar os resultados dos Ecossistemas Regionais de Inovação por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT-RS).

Na parte da tarde, aconteceu a apresentação do Painel Desafios e Oportunidades nos Ecossistemas de inovação: inspirações de Goiás, Bahia e Minas Gerais. Na sequência, foi feito o reconhecimento dos Ecossistemas Regionais de Inovação, a apresentação da Trilha 2022 para o programa e a entrega de certificado aos gestores de Inovação e Tecnologia. 

-
Da esquerda para a direita - Gestores Marta Vargas, George Canfield, Fernanda Trevisan e Diego Gabbi
No dia 1° de dezembro, os GITs participaram de um workshop de planejamento do INOVA RS 2022, envolvendo as equipes do núcleo INOVA RS e os 24 gestores de Inovação e Tecnologia que atuam nos oito Ecossistemas Regionais de Inovação do Estado.

-
Atividade contou com a participação do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Luís Lamb
Nessa atividade, os gestores desenvolveram propostas para novas ações, baseadas em 12 linhas estratégicas, englobando desafios de engajamentos, indicadores de impactos, novos projetos, comunicação entre as regiões, alinhamento com outros programas, parcerias institucionais, entre outros.

-
Encerramento da imersão com a equipe do Núcleo INOVA RS

Novas Gestoras de Inovação

A partir do mês de novembro, o programa INOVA RS, no Ecossistema Regional de Inovação Central (ERI Central), passa a contar com duas novas gestoras de Inovação, as administradoras Marta Elisa Vargas e Fernanda Lemos Trevisan. Na oportunidade, estão assumindo os Grupos de Trabalhos do FoodSystem e Bioinsumos, respectivamente. 

As novas transições têm o propósito de promover uma maior articulação entre a quádrupla hélice (universidades, sociedade civil organizada, governo e empresas), gerando sinergia entre os atores de inovação do Ecossistema Regional de Inovação Central, assim como de impulsionar o empreendedorismo e o fomento à inovação no ecossistema.

Imersões nos Ecossistemas

No dia 8 de dezembro, as gestoras da região Fernanda Trevisan e Marta Vargas estiveram em atividade de missão técnica para o Ecossistema de Inovação de Porto Alegre, durante a qual visitaram o Instituto Caldeira e o Tecnopuc. A imersão foi organizada pelo SEBRAE, a fim de identificar propostas de inovação neste hub que conecta pessoas a iniciativas, formado por uma comunidade de inovação no ecossistema. 

-
Visita ao Hub de Inovação do Instituto Caldeira

No dia 16 de dezembro, as novas gestoras realizaram uma visita nos Ambientes de Inovação da UFSM, por meio da AGITTEC e a convite do coordenador Silon Procath, com o objetivo de conhecer as ações realizadas pela agência, sua visão de futuro e as novas diretrizes. Assim, visitaram também algumas empresas Agritechs incubadas, como: 

Auster - fornece soluções tecnológicas de gestão de nitrogênio na agricultura a partir da combinação de sensoriamento remoto da vegetação com informações disponíveis da lavoura.

+ Soja - portal que reúne notícias e artigos sobre a cultura da soja, milho, trigo, arroz e outras. Oferece capacitação através de cursos presenciais e online.

CropsTeam - focada na realização de pesquisa on-farm para empresas e produtores rurais, através da prestação de consultoria técnica, experimentos sítio-específicos em lavoura de produtores para solucionar problemas práticos de manejo, experimentação aplicada para dar suporte a consultores, teste de produtos e condução da área demonstrativa para roteiros técnicos com produtores.

Zeit - com foco em tecnologias portáteis para o setor de análises químicas. Objetivo é simplificar os processos de análise e entregar economia de tempo aliada com maior rentabilidade.

Escuta ativa dos atores do Ecossistema Regional de Inovação 

No mês de dezembro, a partir de demandas e necessidades do Ecossistema Regional de Inovação da Região Central, foi realizado um agendamento com os atores mais engajados dos Grupos de Trabalho. Nesse momento, o propósito é a otimização da experiência dos atores, processo o qual vai agregar e gerar novas soluções para a construção da inovação estadual em 2022.

No primeiro momento, a abertura desse diálogo serve para um melhor entendimento sobre as experiências, percepções e feedbacks durante a jornada do INOVA RS e, também, vem a somar com a construção da visão estratégica da Região Central.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia